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Módulo VIII - EJA Trabalhadores - Legislação e Políticas Públicas em Educação - Instrumentos de Avaliação das políticas públicas
Ementa: Intersetorialidade da EJA, EJA no Brasil e no mundo a partir do contexto histórico, A identidade do educador e do educando de Educação de Jovens e Adultos e Cidadania, As relações entre sociedade/ educação/ escola/ trabalho, As relações fundamentais do processo de trabalho docente: sujeito/objeto/ construção de conhecimento; teoria/ prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; educador/educando; educando/ educando, Processo de construção da língua oral e escrita na alfabetização de jovens e adultos (como os alfabetizadores e alfabetizandos ensinam e aprendem), Mudança na vida dos sujeitos após o processo de alfabetização e outros processos, Experiências em EJA, Legislação Federal e Distrital, Desenvolvimento histórico das políticas públicas e educacionais no Brasil, A educação na ordem constitucional brasileira, A LDB e as políticas para a EJA, A estrutura curricular didática e administrativa da EJA, PCNs nacionais para EJA, Resoluções do CNE, EJA no Sistema Nacional de Educação: gestão, recursos e financiamento FUNDEB e Fundo Constitucional, A formação dos profissionais da educação em EJA.
Professores: Hélvia Leite Cruz, Leila Maria de Jesus Oliveira, Maria Luiza Pinho Pereira e Maria Madalena Tôrres.
Período: 22 de junho a 19 de julho de 2015.
Orientações de estudo para o Módulo VIII
Estimado(a) Cursista,
Este módulo tem por objetivo abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores com foco na Legislação e nas Políticas Públicas de EJA, numa compreensão de que os saberes dos movimentos sociais, das universidades/institutos e dos poderes do Estado (executivo, legislativo e judiciário) sobre EJA Trabalhadores convergem de modo tensionado entre conquistas (normativas/ políticas públicas/participações na gestão pública e espaços legislativos) e agenda de lutas dos movimentos e organizações sociais.
Partimos da premissa de que a política pública de Estado pode ser resultante do tensionamento entre a desigualdade social e a diversidade na/da educação de jovens e adultos trabalhadores. Percebemos também que as conquistas normativas e de políticas públicas mais relevantes, em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, tem sido uma decorrência da participação transformadora nos ambientes coletivos organizados, inclusive virtuais, com vistas à construção de uma escola pública centrada no interesse dos trabalhadores como classe social.
A avaliação do Módulo VIII será assim dividida:
1) Questões problematizadoras da EJATrabalhadores e sua participação contributiva nos vários espaços de ação político-pedagógica: 60 pontos
2) Identificação da situação atual do Plano decenal (PEE, PME, PDE) e sua relação com o seu PIL: 40 pontos
A sua participação efetiva na construção coletiva do conhecimento será gerada no Fórum EJA Trabalhadores, Legislação e Políticas Públicas, deste Módulo VIII, em dois tópicos:
TÓPICO 1 - Questões problematizadoras da EJATrabalhadores e sua participação contributiva nos vários espaços de ação político-pedagógica
Estaremos neste Módulo VIII exercitando nossa capacidade de identificar problemas da EJATrabalhadores no DF, em GO ou em MG. Com base nas leituras e visionamentos, elabore e compartilhe com os colegas, QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS que expressem sua compreensão, posicionamento crítico e sua participação contributiva para uma política pública de Estado de EJATrabalhadores no DF, GO ou MG, em seus vários espaços de ação político-pedagógica, tais como, família, comunidade de vizinhança, associação de moradores/condomínios, escola pública, movimento popular, associação, sindicato, partido político, ONG, entidade/grupo religioso, grupo de lazer, clube, câmara legislativa, conselhos /fóruns / colegiados deliberativos, hospitais, presídios, serviço militar, tribunal, internet - portais interativos, facebook, blog, twitter, multimídia interativa - rádio, TV, entre outros.
Texto 2 - OLIVEIRA, Dalila A. Das políticas de governo à política de Estado_ Reflexões sobre a atual agenda Educacional brasileira. Educ. Soc., Campinas, v.32, n.115, p. 323-337, abr-jun, 2011.
Texto 3 - Documento-final da CONAE-2014 (Leia somente Apresentação e Introdução) Disponível em: <http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/documento_final_conae.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
Visionamento – vídeo (1h 10’ 02’’) – Conferência de abertura “O Papel Político dos Fóruns de EJA do Brasil diante das conquistas, comprometimentos e esquecimentos nas Políticas Públicas de EJA.- Jaqueline Pereira Ventura (UFF) no XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado de 10 a 13/09/13, em Natal-RN.
Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/rn/node/160>. Acesso em: 18 jun. 2015.
TÓPICO 2 - Identificação da situação atual do Plano decenal (PEE, PME, PDE) e sua relação com o seu PIL
Identifique a situação atual de elaboração e aprovação do Plano decenal 2014 a 2024 – estadual (GO ou MG) e municipal, distrital, assim como as Diretrizes de EJA de sua unidade federada e fundamente, em linhas gerais, como o seu Projeto de Intervenção Local (PIL) pode contribuir para a formulação de uma política pública de educação de jovens e adultos trabalhadores no DF, GO ou MG. Compartilhe com seus colegas, em particular, aqueles do seu grupo do PIL.
Consulte o Distrito Federal, seu Estado e município. Disponível em:
<http://pne.mec.gov.br/alinhando-os-planos-de-educacao/situacao-dos-planos-de-educacao>. Acesso em: 18 jun. 2015.
Bom trabalho/aprendizagem,
Professores: Hélvia, Leila Maria, Maria Luiza e Maria Madalena e Tutoras(es).
LEITURAS e VISIONAMENTOS COMPLEMENTARES
Visionamento – vídeo (9’29’’) Conferência de abertura “História e Memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil: dez anos de luta pelo direito à educação de qualidade social para todos” Osmar Fávero (UFF) no X Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado 27 a 30/08/08,em Rio das Ostras/ RJ. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=X3bhSTQA_b0(Vídeo1/1,9’)>. Acesso em: 18 jun. 2015.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cv14M3ZzWaQ&feature=related>. Acesso em: 18 jun. 2015. (vídeo 2/2, 8’20’’).
Audiências públicas no Conselho Nacional de Educação/CEB – 2007
Disponível em: <http://forumeja.org.br/audienciascne>. Acesso em: 18 jun. 2015.
LEGISLAÇÃO relacionadas a EJA
- Constituição Federal -1988. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_06.06.2013/index.shtm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- LDB 9394/96 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Lei n.10.639/03 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Lei n.11.645/08 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Estatuto da Criança e do Adolescente Especial – Parte Especial.
Disponível em:<http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10116.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Estatuto da Juventude. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Estatuto do Idoso. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Estatuto da Igualdade Racial. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Legislação pertinente a Educação de Jovens e Adultos no DF
- Lei Orgânica do DF. Disponível em: <http://www.cl.df.gov.br/pesquisa-de-leis-e-proposicoes>. Acesso em: 18 jun. 2015.
RESOLUÇÕES referidas a EJA do Conselho Nacional de Educação-CNE.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12449&Itemid=754>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Resolução CNE/CEB 01/2000 que estabeleceu, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos com fundamento no Parecer CNE/CEB 11/2000.
- Resolução CNE/CEB 01/2002eCNE/CEB 02/2008, que definiram as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, com fundamento no Parecer CNE/ CEB36/2001,
- Resolução CNE/CEB 01/2002eCNE/CEB 02/2008, que definiram as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, com fundamento no Parecer CNE/ CEB36
- Resolução CNE/CP01/2004, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana
- Resolução CNE/CEB,nº.13/2009, institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial,
- Resolução nº.04/2010quedefineDiretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
- Resolução CNE/CEB 03/2010 que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos
- Resolução CNE/CEB 02/2010 que definiu as Diretrizes Nacionais para a oferta da Educação para Jovens e Adultos em situação de Privação de Liberdade nos Estabelecimentos Penais, com fundamento no Parecer CNE/CEB04/2010
- Resolução CNE/CEB nº 3, de 16 de maio de 2012 - Define diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância.
- Resolução CNE/CEB nº 4, de 6 de junho de 2012 - Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
- Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica.
- Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
- Resolução CNE/CEB nº 7, de 9 de novembro de 2012 - Altera o parágrafo único do art. 2º da Resolução CNE/CEB nº 2/2004 e o art. 3º da Resolução CNE/CEB nº 2/2006, e inclui a exigência da oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a obrigatoriedade de oferta de aulas de Língua e Cultura Japonesas e de cadastro no censo escolar do Ministério da Educação.
- Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.
- Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
- Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
PLANOS / POLÌTICAS / PROGRAMAS
- Plano Nacional de Educação 2014-2024 Lei 13.005 de 25/06/2014 Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Disponível em:
<http://portal.mj.gov.br/sedh/edh/pnedhpor.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT Disponível em:
<http://portal.mj.gov.br/sedh/homofobia/planolgbt.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Plano Nacional de Políticas para as Mulheres Disponível em:
<http://www.observatoriodegenero.gov.br/eixo/politicas-publicas/pnpm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Política Nacional para a população de Rua Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7053.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Plano Nacional de Educação de Jovens e Adultos no sistema penitenciário Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17460&Itemid=817>. Acesso em: 18 jun. 2015.
PROGRAMAS FEDERAIS
- Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17457&Itemid=817>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Programa Brasil Profissionalizado. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12325&Itemid=663>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12288&Itemid=567>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- PRONATEC. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Programa Economia Solidária Disponível em:
<http://portal.mte.gov.br/ecosolidaria/a-economia-solidaria/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Pontos de Cultura Disponível em: <http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/>.
Acesso em: 18 jun. 2015.
- Pro Jovem urbano Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17462&Itemid=817>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- PRONACAMPO. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18720&Itemid=817>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Plano Nacional de Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos-PNLDEJA
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17458&Itemid=817>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- OLHAR BRASIL. Disponível em:
<http://www.brasil.gov.br/@@search?Subject%3Alist=Olhar%20Brasil>. Acesso em: 18 jun. 2015.
DISTRITO FEDERAL
GTPA-Fórum de Educação de Jovens e Adultos do DF
Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- “Relatório-síntese do GTPA – Fórum EJA/DF ao XI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos”, realizado de 17 a 20/09/09, em Belém-PA (Origem e Desenvolvimento do GTPA –Fórum EJA no DF 1989-2009)
Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/files/DOCdf_%20X_I%20ENEJA.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Documento final aprovado na plenária do XXIII Encontro de Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores (EJAIT) do DF realizado em 06/12/2014, em Brasília-DF
Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/node/2841>. Acesso em: 18 jun. 2015.
MOVIMENTOS SOCIAIS em cidades do DF
- Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor-MOPOCEM
Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/node/2062>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Movimento popular do Paranoá – CEDEP
Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/?q=paranoa>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Conselho de Educação do DF – Diretrizes Operacionais de EJA 2014/2017 aprovada pelo Parecer n. 213/2014 de 09/12/2014 Disponível em:
<http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/diretrizes_eja_2014_2017.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Programa DF Alfabetizado. Disponível em: <http://www.se.df.gov.br/?p=11501>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Plano Distrital de Educação (PDE) 2015-2024 (em processo de aprovação na CLDF)
Disponível em: <http://escolas.se.df.gov.br/fde/images/pdf/PDE_TEXTO-BASE.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Blog da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (CEJAd) da SEEDF (2012-2014)
Disponível em: <Juntosnaejadf.wordpress.com>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Audiência pública da Câmara Legislativa do DF sobre o PDE-2015-2024
Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/node/2873>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Audiência pública da Câmara Legislativa do DF sobre EJA no CESAS -2006
Disponível em: <http://juntosnaejadf.wordpress.com/page/8/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
- Audiência pública da Câmara Legislativa do DF sobre EJA na Cidade Estrutural em 14/04/2009 Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/audienciaestrutural01>. Acesso em: 18 jun. 2015.
GOIÁS
- Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos
Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
MINAS GERAIS
- Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos
Disponível em: <http://forumeja.org.br/mg/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARANHA, F. Educadores populares e movimentos populares. Relação de saber. Belo Horizonte: PUC Minas, 2002.
AZEVEDO, Janete L. Educação como política pública. São Paulo: Autores Associados, 1988.
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. 3. ed. -Campinas, SP : Autores Associados, 2004. - (Coleção polêmicas do nosso tempo: vol. 56)
ARROYO, Miguel G. Educação de Jovens e Adultos - um campo de direitos e de responsabilidade pública in: SOARES, L. et ali (orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BONETI, Lindomar Wessler. Políticas públicas por dentro. 3 ed. rev.-Ijui:Ed.Unijui, 2011.
CARVALHO, Rosângela T.de. Interculturalidade objeto de saber no campo curricular da Educação de Jovens e Adultos.,.Anais da XXVII reunião Anual da Anped, GT-18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas, 2000.
DI PIERRO, M.C .Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil Educação e Sociedade. vol.26 no.92 Campinas Oct. 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Com destaque para o Capítulo II, itens: 2.6, p. 28; 2.7, p.29; 2.8, p.30; no Capítulo III, itens: 3.3, p.38; 3.5, p.42 e; 3.7, p.47).
GEOVANNI, Geraldo Di. Estruturas elementares de políticas. Caderno de Pesquisa. N.82 NEPP-UNICAMP, 2009.
HOLFLING,Eloisa de M. Estado e Políticas (Publicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI,n.55,novembro/2001.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Educação. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, n. 18. Brasília, 2010.
OLIVEIRA, Dalila A. Das políticas de governo à política de Estado_ Reflexões sobre a atual agenda Educacional brasileira. Educ. Soc., Campinas,v.32,n.115,p.323-337,abr-jun,2011.
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VIEIRA, M. C. Possíveis impactos das políticas de avaliação na educação de jovens e adultos: o ENCCEJA em questão EducaçãoTexto 4 em Revista. Belo Horizonte, n.43, jun.2006.
TEXTOS BÁSICOS: