- Quem Somos
- Fóruns de EJA
- Temas da EJA
- Segmentos
- Multimídia
- Áudio
- Audiovisual
- Boletins
- Calendário Histórico
- Coleção Educação Para Todos
- Documentos
- Eventos
- Fóruns Mundiais
- Galeria de imagens
- Homenagens Póstumas
- Juventude e Integração Sul-Americana
- Livros
- Mapa do analfabetismo
- Notícias
- Palestras
- Pesquisas
- Produções Acadêmicas
- Proyecto BEPA
- Publicações Eletrônicas
- RE-FLETIR
- Relatórios Técnicos
- Reportagens
- Tema
- Textos
- Encontros
- Paulo Freire
- Cursos
Módulo VII – Avaliação de Projeto
Ementa: Metodologia de sistematização de experiências e elaboração de projetos, Metodologias de avaliação de projetos, Integração com o Projeto de Intervenção Local-PIL na CTARD.
Professores: Carmenísia Jacobina Aires, Edemir Jose Pulita, Leila Maria de Jesus Oliveira, Márcia Castilho de Sales.
Período: de 01 a 21 de junho de 2015 – Créditos 02
Estimado(a) Cursista,
Sejam bem-vindos(as) a este espaço de construção de nossa aprendizagem na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede na Diversidade – CTARD e Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA – CTAREJA.
Desejamos a todos(as) boas leituras e bom aprendizado!
Orientações de estudo para o Módulo VII
“[...] quando assumimos voluntariamente
o que nos condiciona transformamos a
estreiteza em profundidade” (Graciliano Ramos)
Estimado (a) cursista,
Este módulo VII - AVALIAÇÃO - contemplará o Projeto de Intervenção Local – PIL, a partir do diagnóstico, como etapa avaliativa de uma determinada situação, realidade ou problema. Por isso, objetiva a elaboração do Diagnóstico ponto essencial para o desenvolvimento do seu PIL.
Nosso per-curso como demonstrado no Fluxográfico deste III Curso está se construindo dia-a-dia: na efetivação de sua matrícula; na enturmação; no re-agrupamento; nos estudos, reflexões, participações e interações nos/dos módulos de I a VI; nas trocas com os/as demais cursistas no ambiente virtual ou em contatos pessoais; nos 1º. e 2º. encontros presenciais; entre outros momentos. Porém agora, daremos o primeiro passo para a materialização/ concretização do PIL. Pretendemos que a ação de “colocar o PIL no papel” tenha em vista um duplo movimento: da realidade para o papel e do papel para a transformação da realidade.
Por tudo isso, este Módulo VII objetiva a elaboração do Diagnóstico, primeiro passo de uma avaliação e, como tal, ponto de partida para o desenvolvimento do seu PIL.
► O que é um Projeto de Intervenção Local - PIL?
O termo projeto vem do latim projectu, que significa projetar. Assim, um projeto de intervenção objetiva dar conta de um conjunto de propostas, que buscam solucionar uma problemática, por meio de ações concretas para sua superação;
► Qual a importância de um Projeto de Intervenção Local - PIL?
Um Projeto de Intervenção é importante porque nasce da percepção de um problema, propiciando a sistematização das reflexões ocorridas em relação a uma determinada situação, cuja solução seja resultante de sua implementação. Como o nome mesmo diz, aplica-se à intervenção em situações reais, caracterizando-se como um projeto de ação;
► Como se elabora um Projeto de Intervenção Local- PIL?
A partir da observação de uma determinada realidade, cuja reflexão/análise permita o diagnóstico de uma situação relevante, passível de ser problematizada. Isso porque o que não é problematizado, não é pensado e, enquanto pesquisadores, pretendemos refletir: "Qual o nosso compromisso enquanto educadores e pesquisadores? Que sociedade queremos e precisamos construir? A Pesquisa educacional está a serviço de quem e do que? Que pesquisas estamos produzindo em nossas universidades e em nossos programas de pós graduação? A partir delas que realidade estamos desvelando e compreendendo? Que possibilidades estão apontando para uma intervenção transformadora da realidade? Quais as indicações de alternativas para os problemas numerosos e graves da educação? Nossas pesquisas estão dando subsídios para novas políticas educacionais mais emancipatórias e democráticas?" (FREITAS, A pesquisa na perspectiva sócio-histórica: um diálogo entre paradigmas 2003, p. 11-12).
Lembre-se que, para a apresentação da proposta do seu PIL, você identificou uma necessidade ou "situação-problema" em sua realidade local, cuja possível solução ou resposta demanda a implantação do seu PIL. Por esta razão, temos a expectativa de que o estudo deste módulo propiciará a você a oportunidade de conhecer os fundamentos de um “diagnóstico emancipador”:seus princípios e características básicas, objetivando a construção, reflexão e socialização do diagnóstico elaborado. Ou seja, "(...)o diagnóstico emancipador visa, fundamentalmente, a apreender as relações existentes entre temas e conceitos e a sua base real, isto é, entre os primeiros e as suas realidades políticas, sociais e culturais. Portanto, o diagnóstico emancipador é, essencialmente, um processo de decodificação de situações reais e, quando aplicado à vida das organizações, de leitura de sistemas produtivos e métodos de trabalho" (GARCIA, p. 11).
Para realizá-lo, primeiramente, você já deve ter atualizado seus dados no seu Pré-Projeto apresentado, por ocasião de sua inscrição neste Curso. Procure refletir em que medida os momentos vivenciados, bem como os estudos realizados neste seu Per-curso do Módulo I ao VI contribuíram para a fundamentação e construção do seu PIL.
A avaliação do módulo VII será assim dividida:
1. Reflexões teórico/ conceituais sobre elaboração do diagnóstico do PIL: 33,33 pontos
2. Consulta de PIL na BDM e comentários: 33,33 pontos
3. Socialização do diagnóstico elaborado no PIL: 33,33 pontos
A discussão deste Módulo será desenvolvida no Fórum em três tópicos:
TÓPICO 1- Reflexões teórico / conceituais sobre elaboração do diagnóstico do PIL
Reflita e discuta com seus colegas como você vislumbra a aplicabilidade dos princípios e das características de um diagnóstico emancipador (texto de GARCIA, 1980 – 11p.), numa perspectiva de pesquisa sócio-histórica (texto FREITAS, 2003 -14p.), tendo em vista a teoria/reflexão/prática na EJATrabalhadores no contexto do PNE 2014-2024 (texto MACHADO&RODRIGUES, 2014, páginas 383 a 394)
TÓPICO 2 - Consulta de PIL na BDM e comentários
Baseado nas suas reflexões no Tópico 1, busque na Biblioteca Digital de Monografias (BDM)- (http://bdm.unb.br/handle/10483/5611) um PIL no tema de sua escolha. Realize uma análise crítica do mesmo apontando: pontos positivos, lacunas, pontos negativos e comente o que essa leitura atenta pode contribuir para elaboração do seu diagnóstico no Tópico 3.
TÓPICO 3 - Socialização do diagnóstico elaborado no PIL
Considerando suas contribuições nos Tópicos 1 e 2, elabore e compartilhe seu Diagnóstico, segundo o (roteiro) proposto, sobretudo, com seus colegas de PIL em grupo temático.
Bom estudo-trabalho!
Observação: Está claro, pelo princípio orientador deste Curso, a CTAR - Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede, que a interação entre os Projetos de Intervenção Local é muito bem-vinda. Diante disso, convidamos/provocamos a todos (as) para "vasculhar" as problematizações e os levantamentos dos demais colegas em outras turmas para identificar semelhanças e convergências e possibilidades de formação de grupos ou de trocas de reflexões e experiências. Sabemos das dificuldades práticas de reunião e implementação de projetos em conjunto, no entanto, acreditamos na riqueza do compartilhamento, da colaboração e da cooperação e na construção coletiva como resultado de um processo dinâmico de pensar juntos uma realidade com propostas concretas. Além disso, seria uma oportunidade de pensar e explorar as ferramentas tecnológicas disponíveis. O desafio não é pequeno, mas o resultado parece instigante!
Professoras: Carmenísia Jacobino Aires, Edemir Jose Pulita, Leila Maria de Jesus Oliveira, Márcia Castilho de Sales e Equipe de Tutores (as).
TEXTOS BÁSICOS E COMPLEMENTARES:
Attachment | Tamanho |
---|---|
DiagnosticoEmancipador(GARCIA).pdf | 1.03 MB |
pesquisa_freitas_2003.pdf | 202.59 KB |
retratos_da_escola_15_2014.pdf | 5.1 MB |
Roteiro-diagnostico_do_PIL (2).doc | 24 KB |