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Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos

Módulo IX - Aspectos político-pedagógicos da EJA Trabalhadores

Ementa: Estratégias didático-pedagógicas para a EJA. O currículo de EJA: a proposta de ensino e aprendizagem e registro/ avaliação da aprendizagem. Concepções sobre alfabetização/EJA e suas respectivas metodologias. A prática pedagógica escolar enquanto prática social. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e a formação continuada em grupo. Metodologias de formação de leitores e práticas sociais de leitura e linguagens multimídia. Função social da Língua Portuguesa e da Matemática e outras áreas de conhecimento: Pedagogia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Ciências Naturais, Biologia, Química, Física, Educação Física, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Francesa. Metodologias de formação de escritores e práticas sociais da escrita e linguagens multimídia.

Professores: Erlando da Silva Rêses, Jairo Gonçalves Carlos, Leila Maria de Jesus, Maria Luiza Pinho Pereira,  Maria Madalena Tôrres  e Tutores.

Período: 20 de julho a 23 de agosto de 2015.

 

Orientações para estudo do Módulo IX

Estimado (a) Cursista,

Chegamos neste Módulo IX, após o 1º. Encontro Presencial, sucessivos Módulos e o 2º. Encontro presencial, com o propósito de continuarmos nosso “Per-curso” “alimentando” o Projeto de Intervenção Local-PIL a cada Módulo - construindo nossa CTAREJA. Sugerimos que releia, como exercício de síntese, TODAS as SUAS reflexões e do SEU GRUPO do PIL, desde o Módulo I, incluindo as contribuições do 1º e do 2º Encontros presenciais.

Este módulo IX tem por objetivo abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores com foco nos Aspectos Político-Pedagógicos, tomando como marcas desafiadoras desta realidade educacional: a referência aos ciclos vitais (juventude, vida adulta, velhice) dos sujeitos aprendizes no tensionamento entre a desigualdade social e a diversidade, a lógica disciplinar na produção do conhecimento escolar e o mundo do trabalho, hegemonicamente capitalista, no qual se insere o Diálogo entre Trabalhadores na condição/papéis sociais de estudantes e de professores da rede pública no contexto das políticas públicas de EJA no DF, no GO e em MG.  Neste sentido, reafirmamos o desafio da prática político-pedagógica transformadora com vistas à construção coletiva de uma escola pública centrada no interesse dos trabalhadores como classe, na qual os professores, também, se identifiquem como tal. Para tanto, os professores como participantes do mundo dos trabalhadores assumem, sob o princípio da construção coletiva, a Gestão democrática, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), do Perfil participativo dos estudantes trabalhadores, do Currículo integrado/Matriz curricular em movimento, das Estratégias didático-pedagógicas colaborativas, da Definição de ambientes de aprendizagens e linguagens multimídia, do Processo de avaliação/auto-avaliação, da Coordenação pedagógica colegiada, da Formação continuada como CTAREJA.

Neste aspecto, os textos e vídeos apresentados visam problematizar algumas questões tais como: existem possibilidades educativas em grupos intergeracionais em ambiente escolar? É possível explorar a lógica disciplinar, multi, inter e transdisciplinar em EJA? É possível assumir o trabalho como princípio formativo em EJA, em particular o PROEJA (Ensino Fundamental/Formação Inicial e Continuada - FIC e Ensino Médio/Educação Profissional Técnica - EPT? É possível exercitar coletivamente a construção de uma nova sociedade com práticas pedagógicas na escola pública de EJATrabalhadores?
 

TÓPICO 1 - EJA Trabalhadores – aspectos político-pedagógicos (60 pontos) 

Com base nas leituras e visionamentos indicados, elabore um Texto Reflexivo  para postar, compartilhar e interagir com os colegas no Tópico 1 do Fórum EJA Trabalhadores – aspectos político-pedagógicos que expresse: a) sua compreensão e posicionamento sobre a origem, desenvolvimento e estado da “arte” da sua área de conhecimento disciplinar e das possibilidades de exercitar a pluri/multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na EJATrabalhadores; b) sua análise crítica propositiva sobre questões curriculares (Diretrizes, Orientações) em movimento para a EJATrabalhadores. Para tanto, propomos:

1- Leitura Básica do Texto "Marx e Engels: crítica da educação e do ensino" de Roger Dangeville 

2- Visionamento de parte da exposição de Maria Luiza Pinho Pereira no XIII Encontro de EJA do Fórum Goiano,  em 29/05/2015 (http://forumeja.org.br/go/node/2023), com apoio nos slides/power-point da exposição realizada no II Seminário de Formação Currículo em movimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA)- Possibilidades e Desafios no DF, em 12/03/2013
 

3- Leitura Básica do texto “Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade” de Basarab Nicolescu-1999

4- Leituras de documentos formativos por unidade federada DF e GO:

Distrito Federal: a) Diretrizes Operacionais de EJA do DF 2014-2017, aprovadas pelo Conselho de Educação do DF por meio do Parecer nº 213/2014, em 09/12/2014.

b) Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com Ensino Médio e a EJA  2014 

Goiás: 

Resolução CEE n.5, de 10 de junho de 2011 sobre Educação Básica no Sistema Educativo do Estado de Goiás

Diretrizes de Educação de Jovens e Adultos-2013 do Conselho de Educação de Goiás

Organização de Conteúdos Etapa I de EJA

Organização de Conteúdos Etapa II de EJA

Organização de Conteúdos Etapa III de EJA

 

5- Re-leitura e re-visionamento do conteúdo do blog da CEJAd-DF(2012-2014):  http://juntosnaejadf.wordpress.com/

6 - Consulta em sítios sobre a sua área de conhecimento - Disciplinas da Educação Básica http://forumeja.org.br/df/areasconhecimento
 

Leituras e visionamentos complementares

1. Texto Declaração de Veneza-1986.

2. Texto Carta da Transdisciplinaridade-Locarno,1994.

3. Visionamento - Encontro Pièrre Weil e Ubiratan D’Ambrosio set.2008 (14’76”)

4. Livro: Educação e Transdisciplinaridade. 1º Encontro Catalisador do CETRANS - Escola do Futuro - USP, Itatiba, São Paulo - Brasil: abril de 1999.

5. Livro: Proeja-Transiarte: construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores – E-book ou  PDF.

6. Visionamento do Portal – www.proejatransiarte.ifg.edu.br

7. Tese de Doutorado "Transiarte - a arte de transição" de Dorisdei Valente Rodrigues defendida na UnB/FE, em 26/06/2015 http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/tese_dorisdei-valente_fe-unb.pdf

8. Consulta complementar em sítios dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED}:

     8.1- GT-18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas

  http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-18?m=18

     8.2- GT-09 – Trabalho e Educação

   http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-9?m=9

     8.3 - GT 06 – Educação Popular

http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-6?m=6

 

TÓPICO 2 - Trabalhadores aspectos político-pedagógicos (40 pontos) 

No Tópico 2 do Fórum EJA Trabalhadores – aspectos político-pedagógicos fundamente e compartilhe interagindo com seus colegas sua reflexão sobre as ideias/eixos do PPP Carlos Mota (sustentabilidade, cidadania, integralidade humana, gestão democrática, educação integral e  territorialidade), do Currículo em movimento da EJA (Caderno 7 – Educação de Jovens e Adultos - Cultura e Trabalho e dos Documentos  Base do PROEJA, propondo estratégias didático-pedagógicas e ações gestoras que contribuam para o seu PIL.  Para tanto, propomos:

1. Re-leitura do Projeto Político Pedagógico Carlos Mota

2. Re-leitura do Currículo em movimento-Caderno 7 – Educação de Jovens e Adultos do DF

3. Leitura do Documento Base do PROEJA- Ensino Fundamental/     Formação inicial e continuada-FIC itens  5 e 6.

4. Leitura do Documento Base do PROEJA- Ensino Médio/Educação Profissional Técnica-EPT itens 3 e 4

5. Leitura sobre experiência de PROEJA e PROEJA-FIC: http://forumeja.org.br/pf/

6. PROEJA-FIC-PRONATEC - Segundo segmento – SME-Goiânia/GO Parceria UFG e IFG:   http://forumeja.org.br/go/node/1506

Aspectos Administrativos; PPP 2010-2013; Calendário, Documento Base Proeja-Fic e Ensino Médio; Cursos oferecidos; Projeto da Formação:

http://forumeja.org.br/go/node/1522

Práticas pedagógicas

Acesse aqui os projetos e demais materiais utilizados na E. M. T. I. Jardim Novo Mundo, da SME de Goiânia, nos cursos de Auxiliar de cozinha e Operador de computador.

Organização Curricular (tema gerador, projetos de ensino aprendizagem, eixo temático)  http://forumeja.org.br/go/node/1572

Currículo integrado  http://forumeja.org.br/go/node/1459

Encontros na Escola (Novo Mundo)   http://forumeja.org.br/go/node/1575

7.  PROEJA-FIC - Primeiro segmento (pesquisar em sites)

Para você um bom trabalho/aprendizagem colaborativa em nossa CTAREJA!

Professores: Professores: Erlando, Jairo, Leila Maria, Maria Luiza,  Maria Madalena  e Tutores.

 

 TÓPICO 3 – GoogleDocs – elaboração do PIL (Módulo X)

Em diversos momentos de nosso per-curso, remetemos a leituras, reflexões e atividades à construção dos PILs:

- Pesquisa, consulta e análise de Projetos no Banco Digital de Monografias (Tópico 3 – Módulo I; Tópico 2 – Módulo VII);

- Levantamentos preliminares baseados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO-CODEPLAN), Relatório de Pesquisa de Dados por Amostragem Domiciliar (PDAD) e dados  do IBGE/PNAD (Tópico 2 – Módulo II);

- Legislação e Políticas Públicas para EJAT (Módulos VIII e IX);

- Conceitos, Temáticas e Sujeitos da EJAT (Módulos IV, V e VI);

Pensando na elaboração do seu PIL, que será realizado no GoogleDocs, nos desafiamos a um exercício:

  1. Procure no Módulo X seu grupo e o tópico do seu PIL;
  2. Abra o link do documento no GoogleDocs;
  3. Resgate (copie), dos exemplos citados acima, os seus textos que possam contribuir para a construção do seu PIL;
  4. Alimente (cole) o seu PIL no GoogleDocs.

Para os PILs realizados em grupo, orientamos que todos/as os/as integrantes façam essa atividade.

Informamos que esse é um exercício formativo, portanto não haverá uma pontuação específica no Módulo IX. Indicamos a importância da familiaridade com essa nova ferramenta, pois é nela que o seu PIL será consolidado.

Qualquer dúvida, entre em contato com seu/sua Tutor/a no Tópico do seu PIL, no Fórum do seu Grupo, no Módulo X.

TEXTOS BÁSICOS E COMPLEMENTARES:

 

AttachmentTamanho
Diretrizes -2013 (1) (texto basico TÓPICO 1).pdf374.17 KB
diretrizes_eja_2014_2017 (texto basico TÓPICO 1).pdf8.45 MB
marx_e_engels_dangeville (texto basico TÓPICO 1).pdf759.56 KB
ORGANIZAÇÃO CONTEÚDOS I ETAPA finalizado 03022014 (1) (1) (texto basico TÓPICO 1).pdf247.68 KB
ORGANIZAÇÃO CONTEÚDOS II ETAPA FINALIZADO (texto basico TÓPICO 1).pdf560.6 KB
ORGANIZAÇÃO CONTEÚDOS III ETAPA ENSINO MÉDIO06022014_nosso (texto basico TÓPICO 1).pdf637.3 KB
orient_pedag_inter_edprof_ensmed_eja (texto basico TÓPICO 1).pdf7.55 MB
Resolução-CEE-CP-N.-5-de-10-de-junho-de-2011-rev-13-07 (1) (2) (texto basico TÓPICO 1).pdf189.5 KB
um_novo_tipo_de_conhecimento_nicolescu_atualizado_ texto 3 (texto basico TÓPICO 1).pdf254.72 KB
CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE (texto complementar TÓPICO 1).pdf90.62 KB
DECLARACAO DE VENEZA (texto complementar TÓPICO 1).pdf13.32 KB
tese_dorisdei-valente_fe-unb (texto complementar TÓPICO 1).pdf11.48 MB
Transdisciplinaridade (texto complementar TÓPICO 1).pdf239.96 KB
7eja (texto basico TÓPICO 2).pdf1.38 MB
ppp-professor-carlos-mota (texto basico TÓPICO 2).pdf1.64 MB
proeja_fundamental_adaptado (texto basico TÓPICO 2).pdf448.64 KB
proeja_medio_adaptado (texto basico TÓPICO 2).pdf331.57 KB