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Módulo IV - Sujeitos da EJA Trabalhadores

Ementa: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, Direito de Aprender de todos e de cada um: Gênero, Raça, Etnia, Diversidade Sexual, Mundo do Trabalho, EJA como espaço facilitador de múltiplas aprendizagens, Educação libertadora em EJA.

Professores: Erlando da Silva Rêses, Jairo Gonçalves Carlos, Maria Luiza Pinho Pereira, Maria Madalena Tôrres, Renato Hilário dos Reis e Tutores(as).

Período : de 16 de março a 05 de abril de 2015 - Créditos: 02

Estimados(as) Cursistas,

Sejam bem-vindos(as) a este espaço de construção de nossa aprendizagem, na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede na Diversidade –CTARD e Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA -CTAREJA. Desejamos a todos(as) boas leituras / visionamentos e bom aprendizado!

 

Orientações para o estudo do Módulo IV

Estimado(a) Cursista,

Este módulo tem por objetivo abordar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, considerando os ciclos vitais, a partir de 15 anos e mais (dispositivo legal), que é a lógica de organização do sistema escolar, e incorporando a sua condição de sujeito trabalhador no mundo do trabalho, ou seja, espaço-tempo de realização e constituição de saberes e do Ser-humano no processo de seu auto-(re)conhecimento.

A atual relação do trabalho com a educação realiza-se de acordo com o que é estabelecido pelo modo de produção capitalista de organização da produção. É nesse sentido que o mundo do trabalho é reduzido à perspectiva do emprego. A Educação deve ser compreendida como potencializadora do trabalho, enquanto atividade humana, entendido como princípio educativo centrado na vida, com a participação direta da sociedade no trabalho socialmente produzido. Essa participação deve ser ativa, consciente, crítica e coletiva para que se possa compreender os fundamentos da vida em geral, exercendo a apropriação social de saberes orientados para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das potencialidades e dos sentidos humanos.

Na Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores-EJAT em ambiente escolar podemos explorar a riqueza que se passa na mediação político-pedagógica entre professor(a) e educandos(as) como diálogo entre sujeitos trabalhadores na construção de uma nova sociedade.

A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva na construção coletiva do conhecimento a ser gerado nos Tópicos 1 e 2 :
 

TÓPICO 1 (60 pontos) 

Com base na leitura A, B, C e visionamento D com indicações complementares/opcionais, elaborar um texto reflexivo de 10 a 15 linhas que expresse sua compreensão, posicionamento crítico e contextualizado sobre a significação dos sujeitos de EJA trabalhadores na perspectiva do auto-(re)conhecimento, de modo a dialogar com os demais colegas no Fórum de discussão.

A. Leitura ou releitura do livro de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido”, escrito em outono de 1968 em Santiago-Chile (1ª edição em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão e, somente em 1975, publicado em português no Brasil) LINK: http://forumeja.org.br/files/PedagogiadoOprimido.pdf

B. Leitura do Capítulo IV: “Evoluindo e Gerando Conhecimento” autoria de Angelim, M.L.P. e Rodrigues, M.A.M.In SOUZA, A.M.,FIORENTINI,L.M.R, RODRIGUES,M.A.M. et al. Educação Superior a Distância – Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília:Universidade de Brasília, Faculdade de Educação,Editora da Universidade de Brasília, 2010.

http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-publicados-pela-catedra/educacao-superior-a-distancia/livro-educacao-superior-a-distancia-comunidade-de-trabalho-e-aprendizagem-em-rede-ctar

C. Leitura do artigo de ORTELLADO,Pablo.Os protestos de junho entre o processo e o resultado, publicado na Revista Carta Capital, em 27/10/2013.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/os-protestos-de-junho-entre-o-processo-e-o-resultado-7745.html

D. Visionamento do vídeo da Última entrevista de Paulo Freire (15min.), realizada em sua casa em 17de abril de 1997 (faleceu em 02/05/97)

http://forumeja.org.br/ultimaentrevista.paulofreire

OUTROS VISIONAMENTOS COMPLEMENTARES/OPCIONAIS

1. Vídeo da TVBrasil  Milton Santos no Programa Roda Viva (23min.) com transcrição.

LINK: http://forumeja.org.br/node/1649

2. Documentário Pièrre Fatumbi Verger – Um mensageiro entre dois mundos (1h 27min.)

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=FyS53WkYyYI

3. Vídeo-animação sobre o Manifesto Comunista, de Marx e Engels, (8min.17`)

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=EaVbYyky-Bw

 

TÓPICO 2 (40 pontos)

Dando continuidade às reflexões/contribuições de identificação do “trabalhador que estuda” iniciadas no Módulo II – Tópico 2 (reveja), consideramos como inadequado o atual formulário preenchido pelos estudantes de EJA trabalhadores no ato de solicitação de matrícula nos três segmentos, seja no DF ou municípios da RIDE, assim como, insuficientes as informações obtidas sobre o Perfil dos trabalhadores estudantes e dos professores e profissionais de EJA.

No caso do DF, a inadequação do formulário de Solicitação de Matrícula Escolar-SOME preenchido pelos estudantes de EJA trabalhadores tem sido objeto de permanente reivindicação de mudança pelo GTPA-Fórum EJA/DF, objeto de pesquisa do PROEJA-Transiarte (UNB/FE-Capes 2007-2012), objeto de estudo do TCC/PIL de Cardoso, Sandra Amélia e Sobrinho, Nelson Moreira, no I Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA 2009/10 (consultar BDM) e dos cursistas-professores do DF no Módulo VI do II Curso 2013/14 e, finalmente, objeto de ação gestora de mudança da equipe da CEJAd/SUBEB/SEE-GDF (2011 a 2014), como meta não alcançada de implementação no sistema informatizado da SEEDF/SUMTEC do novo formulário específico de matrícula na EJA “SOMEJA”, a partir de 2014, assim como, a proposta do Perfil da Educação de Jovens e Adultos –PEJA e do Perfil dos(as) Docentes da Educação de Jovens e Adultos-PDEJA.  Ressalte-se que o “SOMEJA” foi aplicado, experimentalmente, no segundo semestre de 2013 nas matrículas de estudantes procedentes do “Programa DF Alfabetizado-Juntos por uma nova história”.

No caso dos municípios de GO e MG da RIDE, há que se continuar pesquisando as possíveis iniciativas das gestões municipais de EJA, tais como:

Cidade Ocidental: Requerimento de Matrícula de EJA do 1º. e 2º. segmento 

Luziânia: Ficha de Matrícula de EJA do 1º. segmento

 

Consideramos que uma das formas de reconhecimento do “trabalhador que estuda” na modalidade de ensino da EJA é a sua recepção acolhedora desde o ato da matrícula na secretaria escolar, na sala de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, biblioteca até sua representação no Conselho escolar. Mais que isso, é criar condições objetivas para que ocorra o diálogo entre sujeitos trabalhadores (estudantes e professores)!

Diante das contribuições produzidas pela equipe gestora da CEJAd/SUBEB/SEE-GDF (2011 a 2014) na forma de três instrumentos/ formulários SOMEJA, PEJA e PDEJA propomos que você  analise e sugira alterações, focando o público-alvo da sua unidade escolar e do seu PIL no DF ou municípios do GO e MG, sob o princípio da educação libertadora/ emancipadora, postando e compartilhando com os demais colegas e a mediação do(a) professor(a) tutor(a) no Fórum de discussão.

Veja nos links abaixo os referidos formulários:

  1. Formulário de solicitação da matrícula na EJA - SOMEJA
  2. Perfil da Educação de Jovens e Adultos – PEJA
  3. Perfil dos(as) Docentes da Educação de Jovens e Adutos -  PDEJA

Para seu aprofundamento e consultas opcionais, sugerimos uma bibliografia complementar e sítios selecionados, aos quais poderão ser acrescentadas suas indicações.

Anima-nos a seriedade com que muitos cursistas, professores-tutores e professores estão aproveitando desta fecunda oportunidade de construção da CTAR pelo avanço da EJAT “libertadora” na RIDE, desejamos um bom trabalho/aprendizagem

Professores: Erlando da Silva Rêses, Jairo Gonçalves Carlos, Maria Luiza Pinho Pereira, Maria Madalena Tôrres, Renato Hilário dos Reis e Tutores(as).

TEXTOS BÁSICOS E COMPLEMENTARES:

 

AttachmentTamanho
PedagogiadoOprimido_1 (texto basico).pdf441.67 KB
capitulo_4_CTAR_0 (texto basico).pdf1.12 MB
Textos Complementares Módulo IV.docx_.pdf197.63 KB
Sítios Recomendados.pdf154.89 KB