- Construção Coletiva
- Agenda Territorial
- VI CONFINTEA
- CONAE
- PNE
- FNPE
- FNE
- CNAEJA
- CNE
- Centros de Referência
- Reuniões Técnicas
- FUNDEB
- PBA
- PNLD - EJA
- Economia Solidária
- Memória e História
- Transdisciplinaridade
- Pesquisa-ação
- Conexões Internacionais
- Links
- Revistas da EJA
- Divulgação
- Fale conosco
- Ir para a página inicial
Módulo III – Introdução Conceitual para a Educação na Diversidade e Cidadania
Ementa: Educação como direito fundamental, Educação na diversidade e as diferentes populações, Educação na diversidade e os temas da diversidade.
Professores: Adriana Almeida Sales de Melo, Erlando da Silva Rêses, Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Maria Luiza Pinho Pereira e Tutores(as).
Período : de 09 de fevereiro a 15 de março de 2015 - Créditos: 03
Estimados(as) Cursistas:
Sejam bem-vindos(as) a este espaço de construção de nossa aprendizagem, na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em rede na Diversidade –CTARD e Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em rede em EJA -CTAREJA.
Desejamos a todos(as) boas leituras e bom aprendizado!
Orientações para estudo do Módulo III
Estimado(a) Cursista,
Considerando o que foi compreendido no Módulo II sobre a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e o Mundo do Trabalho, neste módulo III abordaremos a situação da Educação, especificamente da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e sua relação com a diversidade brasileira, no que se refere às suas concepções e controvérsias.
A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva nas leituras e visionamento do vídeo indicado e na construção coletiva do conhecimento a ser gerado no Fórum Educação na Diversidade e Cidadania, a partir da sua contribuição (resposta e interação) e dos demais colegas com a mediação dos professores-tutores, conforme o que se segue:
- Tópico 1 (50 pontos)
Com base no vídeo “O Povo Brasileiro” baseado no livro de mesmo título de Darcy Ribeiro elaborar um texto (10 a 15 linhas), na forma de relato reflexivo sobre experiências significativas constituintes da sua memória educativa, como sujeito aprendiz em relação à sua identidade como brasileiro(a) na diversidade. Em outras palavras, visione atentamente e explore na formação do povo brasileiro o que lhe surpreende na busca de sua identidade como brasileiro(a) e reflita sobre os fundamentos da nossa diversidade. Postar e debater (interagir) no Tópico 1 do referido Fórum.
Visionar as Três Matrizes Tupi (26min.), Lusa (26min.), Afro(26min.) e Encontros e Desencontros (25min.)
LINK: http://rcristo.com.br/2013/03/17/o-povo-brasileiro-documentario-completo-capitulos-01-a-10/
OU
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=pwQyYRGUS4c&index=1&list=PL54ABF9351F6BCB6A
- Tópico 2 (50 pontos)
Considerando sua atividade realizada no Tópico I, com base nas leituras dos dois Textos Básicos indicados, elaborar um texto (10 a 15 linhas), compartilhando possíveis avanços e desafios no tratamento da temática diversidade em Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores-EJAT, se possível, respaldando em experiências de suas práticas político-pedagógicas. Postar e debater/ interagir no Tópico 2 do referido Fórum.
1. Documento Final da CONAE-2014 (29/01/2015):
Documento Final da CONAE-2014 (114 páginas)
2. Texto:
Professores: Adriana Almeida Sales de Melo, Erlando da Silva Rêses, Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Maria Luiza Pinho Pereira e Tutores(as).
TEXTOS BÁSICOS E COMPLEMENTARES: