Pular navegação.
Home
Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos

Módulo III – Introdução Conceitual para a Educação na Diversidade e Cidadania

Ementa: Educação como direito fundamental, Educação na diversidade e as diferentes populações, Educação na diversidade e os temas da diversidade.

Professores: Adriana Almeida Sales de Melo, Erlando da Silva Rêses, Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Maria Luiza Pinho Pereira e Tutores(as).

Período : de 09 de fevereiro a 15 de março de 2015 - Créditos: 03

Estimados(as) Cursistas:

Sejam bem-vindos(as) a este espaço de construção de nossa aprendizagem, na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em rede na Diversidade –CTARD e Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em rede em EJA -CTAREJA.

Desejamos a todos(as) boas leituras e bom aprendizado!

 

Orientações para estudo do Módulo III

Estimado(a) Cursista,

Considerando o que foi compreendido no Módulo II sobre a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e o Mundo do Trabalho, neste módulo III abordaremos a situação da Educação, especificamente da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e sua relação com a diversidade brasileira, no que se refere às suas concepções e controvérsias.

A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva nas leituras e visionamento do vídeo indicado e na construção coletiva do conhecimento a ser gerado no Fórum Educação na Diversidade e Cidadania, a partir da sua contribuição (resposta e interação) e dos demais colegas com a mediação dos professores-tutores, conforme o que se segue: 

 

 

  • Tópico 1 (50 pontos)

Com base no vídeo “O Povo Brasileiro” baseado no livro de mesmo título de Darcy Ribeiro elaborar um texto (10 a 15 linhas), na forma de relato reflexivo sobre experiências significativas constituintes da sua memória educativa, como sujeito aprendiz em relação à sua identidade como brasileiro(a) na diversidade. Em outras palavras, visione atentamente e explore na formação do povo brasileiro o que lhe surpreende na busca de sua identidade como brasileiro(a) e reflita sobre os fundamentos da nossa diversidade. Postar e debater (interagir) no Tópico 1 do referido Fórum.

Visionar as Três Matrizes Tupi (26min.), Lusa (26min.), Afro(26min.) e Encontros e Desencontros (25min.)

LINK: http://rcristo.com.br/2013/03/17/o-povo-brasileiro-documentario-completo-capitulos-01-a-10/

OU

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=pwQyYRGUS4c&index=1&list=PL54ABF9351F6BCB6A

 

  • Tópico 2 (50 pontos)

Considerando sua atividade realizada no Tópico I,  com base nas leituras dos dois Textos Básicos indicados, elaborar um texto (10 a 15 linhas), compartilhando possíveis avanços e desafios no tratamento da temática diversidade em Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores-EJAT, se possível, respaldando em  experiências de suas práticas político-pedagógicas. Postar e debater/ interagir no Tópico 2 do referido Fórum.

     1.  Documento Final da CONAE-2014 (29/01/2015):

    Documento Final da CONAE-2014 (114 páginas)

 

     2. Texto: 

     Subalternos e Periferias: uma leitura a partir de Gramsci - Giovanni SEMERARO In Germinal: Marxismo e Educação em debate, local, v.4, n°1, p.58-69, jun. 2012.

 

Professores: Adriana Almeida Sales de Melo, Erlando da Silva Rêses, Fátima Lucília Vidal Rodrigues,  Maria Luiza Pinho Pereira e Tutores(as).

TEXTOS BÁSICOS E COMPLEMENTARES:

AttachmentTamanho
DocFinalCONAE2014(texto basico).pdf1.05 MB
9404-26513-1-PB (texto basico).pdf199.14 KB
Artigo_Curriculo_Diferenca_Cultural_Antonio_Flavio_Barbosa_Moreira_UFRJ_ (complementar).pdf105.47 KB
CADERNO_1_fundamentos (complementar).pdf4.77 MB
Candau_Sociedade_escola_e_cultura (complementar).pdf134.64 KB
Critica_a_pos-modernidade_Antonio_Maia_e_Renato_Oliveira (complementar).pdf116.84 KB
Desigualdade_Racial_Brasil (complementar).pdf484.47 KB
Desigualdades_raciais_Livro_IPEA_2008_1_ (complementar).pdf3.49 MB
Diversidade-na-educaCAo-reflexOes-e-experiEncias_Marise_Ramos (complementar).pdf589.34 KB
publicacion_epja1 (complementar).pdf3.34 MB