- Construção Coletiva
- Agenda Territorial
- VI CONFINTEA
- CONAE
- PNE
- FNPE
- FNE
- CNAEJA
- CNE
- Centros de Referência
- Reuniões Técnicas
- FUNDEB
- PBA
- PNLD - EJA
- Economia Solidária
- Memória e História
- Transdisciplinaridade
- Pesquisa-ação
- Conexões Internacionais
- Links
- Revistas da EJA
- Divulgação
- Fale conosco
- Ir para a página inicial
Módulo II - EJA Trabalhadores e o mundo do trabalho
EMENTA: Mundo do trabalho e sua metamorfose, Mundo do trabalho como eixo gerador da produção de outros conhecimentos, Economia Solidária articulada com outras políticas públicas que tenham foco na elevação da escolaridade, alfabetização e educação de jovens e adultos, Mundo do trabalho, Movimento popular e sindical e Currículo de EJA.
PROFESSORES: Adriana Almeida Sales de Melo, Erlando da Silva Reses, Maria Luiza Pinho Pereira, Olgamir Francisco de Carvalho, Renato Hilário dos Reis, Rosylane Dóris de Vasconcelos
PERÍODO: de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2014.
Estimado(a) Cursista,
Seja bem-vindo a este espaço de construção de nossa Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em rede em Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT), na qual buscaremos melhor compreender o mundo e o sentido do trabalho.
Desejamo-lhe e a todos(as) um prazeroso processo de aprendizagem!
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA O MÓDULO II
Este Módulo II tem por objetivo abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores com foco no Mundo do Trabalho tomando como marcas desafiadoras desta realidade educacional:
a) a referência aos ciclos vitais dos sujeitos aprendizes (juventude, vida adulta, velhice) no tensionamento entre a desigualdade social e a diversidade;
b) a lógica disciplinar na produção do conhecimento escolar e o mundo do trabalho, hegemonicamente capitalista, no qual se insere o Diálogo entre Trabalhadores na condição/papéis sociais de estudantes e de professores da rede pública no contexto das políticas públicas de EJA.
Neste sentido, reafirmamos o desafio da prática político-pedagógica transformadora com vistas à construção coletiva de uma escola pública centrada no interesse dos trabalhadores como classe social, na qual os professores e profissionais da educação, também, se identifiquem como tal. Para tanto, os professores e profissionais da educação como participantes do mundo dos trabalhadores assumem, sob o princípio da construção coletiva, a Gestão democrática, a elaboração o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o Perfil participativo dos estudantes trabalhadores, o Currículo, as Estratégias pedagógicas colaborativas, a Definição de ambientes de aprendizagens e linguagens multimídia, o Processo de avaliação/auto-avaliação, a Coordenação pedagógica colegiada, da Formação continuada como CTARD –Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede na Diversidade/ CTAREJA- –Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA.
Vamos abordar a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores e o mundo do trabalho, tomando-o como espaço-tempo em movimento criativo* do SER humano, no Brasil, na RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno é composta por: Distrito Federal. Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. Minas Gerais: Buritis, Cabeceira Grande e Unaí) e em Alto Paraíso-GO, pela construção coletiva de uma nova sociedade, diante das contradições DES-humanas impostas pela hegemonia capitalista.
*criativo, aqui compreendido como o poder criador/transformador de cada SER humano situa dono tempo-espaço, exercendo a sua única e singular possibilidade de ESCOLHER (livre arbítrio).
Para tanto, propomos como atividade avaliativa deste módulo sua participação efetiva a ser postada nos 2(dois) tópicos do Fórum de EJATrabalhadores, Territorialidade e Mundo do Trabalho:
Tópico 1 (70 pontos):
Construção do conhecimento sobre EJATrabalhadores, Territorialidade e Mundo do Trabalho, compartilhando com os colegas questões num texto reflexivo (mínimo de 10 linhas), postado no próprio fórum de discussão, que possam alimentar a construção do PIL, a partir da leitura compreensiva dos cinco (5) Textos básicos indicados e visionamento de dois (2) Documentários indicados a seguir:
1 – Filme - Bom dia meu nome é Sheila ou Como Trabalhar em telemarketing e Ganhar um Vale-Coxinha (Original)
Ficha Técnica: Título inglês: Good Morning, My Name is Sheila or How to Work on Telemarketing and Win a Chicken-tie Ticket. Diretor: Angelo Defanti. Elenco: Saulo Rodrigues, Igor Cabral, Anita Terrana, Hebe Cabral, José Karini, Alessandra Castañeda, Cláudia Perissé, Ligia Diogo, Alexandre Sivolella Barreiro, Raquel Rocha, Raphael Fonseca, Patricia Bárbara e Allan Ribeiro. Ano de produção: 2009. País: Brasil. Duração: 17 min.
http://www.youtube.com/watch?v=KVRwnko8YfA
2- Filme - ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ
Ficha Técnica: Gênero: Documentário. Direção: Silvio Tendler. Roteiro: André Alvarenga, Claudio Bojunga, Ecatherina Brasileiro, Miguel Lindbergh, Silvio Tendler. Produção: Ana Rosa Tendler. Trilha Sonora: Caíque Botkay. Duração: 89 min. Ano: 2006. País: Brasil. Cor: Colorido.
http://www.youtube.com/watch?v=UUB5DW_mnM
Tópico 2 (30 pontos):
Neste Tópico 2 você vai pesquisar para o PIL, contribuindo para sua compreensão da EJATrabalhadores com a identificação dos estudantes de sua sala de aula como sujeitos TRABALHADORES. Para tanto, você vai realizar um levantamento preliminar do perfil ocupacional e/ou profissional dos estudantes de EJA da sua turma na unidade escolar, identificando na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf), quando for o caso, acrescido de correspondentes informações sobre as relações de trabalho implicadas (trabalho informal, trabalhador cooperativado, empregado, empregado terceirizado, empregado(a) doméstico(a), trabalhador autônomo, micro-empresário, pequeno-empresário, servidor público efetivo e outras) e estabelecendo relações:
a) no Distrito Federal com os dados da CODEPLAN publicados no Relatório de Pesquisa de Dados por Amostragem Domiciliar – PDAD do DF, em 2011 nos itens 4.5- Grau de Instrução e 4.6-Trabalho e Rendimento com foco na cidade de sua unidade escolar. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/Pesquisas%20Socioecon%C3%B4micas/PDAD/2012/PDAD-DF-2011-091112.pdf
Resultados por Região Administrativa (RA) – Análises e Estudos 2013/2014. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/areas-tematicas/desenvolvimento-regional/pmad/294-pdad-2013.html
b) nos Estados de Goiás e Minas Gerais com os dados do IBGE/PNAD 2013, discriminando o município no qual desenvolve suas atividades como professor(a) e/ou profissional de educação.
PNAD Brasil 2013. Disponível em:
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000018851209112014124618639859.pdf
ftp://ftp.ibge.gov.br/Perfil_Municipios/2012/munic2012.pdf
c) na Área Metropolitana com os dados do Perfil Socioeconômico da área Metropolitana de Brasília
d) com informações sobre Desenvolvimento do trabalho: 50 profissões de futuro. Organizadores: Hamilton Octávio de Souza, Tatiana Merlino 1ed. SP:Editora Caros Amigos, 2011.
Para maior aprofundamento sugerem-se temáticas e fontes de consulta a seguir:
Transformações e Desafios do Mundo do Trabalho
- Desemprego e as novas relações sociais provocadas pelas mudanças no mundo contemporâneo Visionamento da entrevista do Sociólogo Francês Robert Castel no Programa Roda Viva da TVCultura (1h 15min.):
http://www.youtube.com/watch?v=IQL30uwBMXg
- SADI, Dal Rosso (Org) O Trabalho na Capital. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A2E7311D1012FEAA3403E09B2/TrabalhonaCapital.pdf
- Painel do 3º Encontro Presencial sobre EJA e o Mundo do Trabalho, Educação do campo-CONTAG, Economia Solidária-FBES e Educação Inclusiva APAE: http://forumeja.org.br/node/1737 (2h 17min.)
Economia Solidária
- Fórum Brasileiro de Economia Solidária www.fbes.org.br
- Textos de Paul Singer e Cláudio Nascimento www.fbes.org.br
- Livros e Textos de André Mance www.solidarius.com.br
- Textos de Débora Nunes UNIFACS/EPADE http://www.rts.org.br/publicacoes/arquivos/relatorio_seminario_salvador.doc
- MTE/SENAES http://portal.mte.gov.br/ecosolidaria/formacao-de-formadores-as-educadores-as-e-gestores-publicos-para-atuacao-em-economia-solidaria.htm
Trabalhadores em movimento: outra sociedade é possível?
- Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF): http://www.mst.org.br/node/9047
- Educação do campo do MST www.mst.org.br
- Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) “voto não tem preço, tem conseqüências! www.mcce.org.br .
Sugestão de consulta:
1) Material didático destinado aos estudantes da EJA Cadernos de EJA da UNITRABALHO (www.unitrabalho.org.br).
Disponível em:
2) Material didático da coleção Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos, publicadopelo MEC/SECAD. Disponível em: http://forumeja.org.br/node/887
3) Código Brasileiro de Ocupações (CBO) - http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf
Sugestão de filmes : A agenda; Segunda Feira ao sol; Ou tudo ou nada; O corte; Germinal; Tempos modernos; A classe operária vai ao paraíso; A guerra do fogo; A Revolução não será televisionada; Conterrâneos velhos de guerra; Eles não usam black tie; Ladrões de bicicleta; Notícia de uma guerra particular; O homem que virou suco; Onde sonham as formigas verdes; Preto contra branco; Surplus; Trabalhar cansa; O som ao redor; Histórias de um Brasil Alfabetizado; Terra e o sonho americano; Anjos do SOL; Bagdá Café.
Pa ra refletir : Saúde do Trabalhador
FREITAS, Leda G. Saúde e Processo de Adoecimento no Trabalho dos Professores em Ambiente Virtual, tese de doutorado na Universidade de Brasília, 2006.
Para você um bom trabalho/aprendizagem colaborativa em nossa CTARD/CTAREJA !
Nós, Professores do Módulo II desejamo-lhe e a todos(as) cursistas um prazeroso processo de aprendizagem!
Adriana Almeida Sales de Melo, Erlando da Silva Rêses, Maria Luiza Pinho Pereira, Olgamir Francisco Carvalho, Renato Hilário dos Reis, Rosylane Dóris de Vasconcelos
TEXTOS BÁSICOS DO MÓDULO II:
1. Texto_Cultura_do_Trabalho_modulo_II
3. Marx_Trabalho_Assalariado_e_Capital
4. Engels_origem_familia_propriedade_privada_estado
5. Trabalho_Educacao_e_Territorio_NOSELLA_Paolo_2011
TEXTOS COMPLEMENTARES DO MÓDULO II: