Skip to Content

Módulo I – Concepção de Educação a Distância- EAD em Comunidade de Trabalho-Aprendizagem em Rede (CTAR), Ferramenta Moodle, Portais, BDM e Google Docs

EMENTA: Construção coletiva de conhecimento e Aprendizagem colaborativa. Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede na Diversidade – CTARD. Possibilidades e limites da Ferramenta de gerenciamento de curso online Moodle. Possibilidades e limites de acervo virtual multimídia e interatividade com movimentos sociais em Portais.

PROFESSORES: Edemir Jose Pulita, Elaine F. Chagas Cáceres Vitor,  Elizabeth Danziato Rego,  Maria Luiza Pinho Pereira.

PERÍODOde 18 de outubro a 09 de novembro de 2014 - Créditos: 02

Estimado(a) Cursista,

Seja bem-vindo a este espaço de construção de nossa aprendizagem na Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em rede em Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT).

Desejamo-lhe e a todos(as) um prazeroso trabalho no seu processo de aprendizagem!  

 

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA O MÓDULO 1

Estimado(a) Cursista,

 

Este Módulo I abre espaço para o estabelecimento de diálogos entre você, seus colegas e nós, professores e tutores responsáveis pela condução deste Módulo. Destacamos, para o nosso debate, os conceitos básicos que fundamentam o Per-Curso que estamos iniciando. Ou seja, para além de mais um curso “conteudista”, VOCÊ está convidado(a) a percorrer conosco um caminho, a vivenciar um processo de aprendizagem colaborativa auto-co-ecoformativo, no qual o eixo integrador é o Projeto de Intervenção Local (PIL),  constituindo uma Comunidade de Aprendizagem e Trabalho em EJA (CTAREJA).

Observe que estaremos nos comunicando e interagindo neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do dia 18 até nosso 1º Encontro Presencial no próximo dia 1º de novembro (sábado), que integra este Módulo I, e depois retornamos até a conclusão deste Módulo I no dia 09 de novembro.

Propomos que VOCÊ se desafie a compreender, questionar e estabelecer relações, tendo em vista a reflexão e a prática da Construção Coletiva do conhecimento, da aprendizagem colaborativa e da formação de uma Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede, referenciada em "Outra Educação a Distância é possível". 

Estaremos atentos à discussão sobre educação a distância, sobre o uso pedagógico do Ambiente de Virtual de Aprendizagem (AVA) deste III  Curso (Moodle versão 2.7 e Portais), bem como, sobre demais questões que tratem da apropriação da tecnologia à serviço da aprendizagem. Nesse sentido, recomendamos o estudo do texto e da animação, a seguir: 

Orientações gerais para o estudante a distância.

Guia de navegação no ambiente.

Este Módulo I contemplará três eixos de reflexão:

1 – Auto-apresentação e criação de vínculos de compromisso na construção da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA).

2- Reflexões teórico/conceituais, tendo como referência seus conhecimentos prévios, bem como o estudo dos textos recomendados.

3- Orientações Específicas, tendo a finalidade de orientar o seu trajeto no curso.

Nossa interação se realizará, prioritariamente, no Fórum de Discussão no qual VOCÊ vai postar suas contribuições e interagir, trocar saberes, criar laços! Abriremos, neste Fórum, três tópicos específicos cuja sequência proposta mantém a complementaridade entre eles, cada um com uma finalidade, sendo:

Tópico 1 - Auto-apresentação e criação de vínculos de compromisso na construção da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA)

Para iniciar nossa caminhada, sob o princípio da escolha como ato de consciência próprio da espécie humana, convidamos VOCÊ a se apresentar, socializando informações sobre sua vida (a seu critério), sobre sua escolha pelo magistério e pela Educação de Jovens e Adultos.

Após esta socialização, relate os motivos da sua escolha por esta Especialização, relacionando seu interesse com as temáticas: Educação, Diversidade, Cidadania, Mundo do Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.

Compartilhe, caso possua, suas experiências anteriores em relação a Educação a Distância. Para finalizar, pedimos que VOCÊ cite características de: (a) um curso a distância; (b) um tutor ou uma tutora a distância; (c) um estudante a distância.

Propomos o visionamento dos três vídeos :

Vídeo “Tecnologia ou Metodologia” (Acesso em 16 de outubro de 2014.)

http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4 

Video “Do macrocosmo ao microcosmo Fonte: http://forumeja.org.br/macroaomicro

Video “A Canção dos homens” Fonte: http://forumeja.org.br/node/858

Aprenda a organizar seu tempo para que possa se dedicar plenamente à realização das atividades deste Tópico I, pois, proporcionará fecunda experiência de integração na sua turma, conhecendo e interagindo com seus colegas!
 

Tópico 2 - Construção Coletiva e Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA).

Leia o Prefácio do livro “Educação Superior a Distância – Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede” (p. 11 – 16) e escolha/selecione, segundo seus interesses, um dos capítulos apresentados para realizar um estudo.

Justifique sua escolha em até 10 linhas e poste no Fórum deste tópico. Faça uma pesquisa na internet e acrescente a esta reflexão outros recursos/linguagens que as mídias comunicacionais digitais nos proporcionam, relacionadas à sua reflexão: poesias, charges, reportagens, imagens fixas, audiovisuais, sítios/sites, blogs, músicas, artigos, referências e outras. Caso tenha dúvidas, pergunte aos colegas ou a(o) tutor(a). Caso conheça tutoriais e/ou macetes, divulgue para os demais cursistas.

Após esta atividade, seguindo o princípio da construção coletiva do conhecimento, proposta pela comunidade de trabalho e aprendizagem em rede que formamos a partir de agora, comente as reflexões de seus companheiros e companheiras de turma.

Propomos o visionamento  do vídeo construído com autoria coletiva de estudantes de EJA e professores do segundo segmento do Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia-DF na pesquisa-ação do PROEJA-Transiarte da Faculdade de Educação da UnB/OBEDUC-CAPES.

Vídeo: “História escrita, história vivida – Proeja”

https://www.youtube.com/watch?v=LvDNGidlE-M
 

Tópico 3 - Ambientação e navegação na ferramenta Moodle e demais. 

Utilizaremos neste curso uma série de dispositivos para contribuir na nossa formAÇÃO. Durante este PER-curso, precisamos compreender determinadas funções e lógicas de funcionamento inerentes à comunicação digital. Para tanto, convidamos VOCÊ a relembrar, conhecer e/ou praticar estas funcionalidades técnicas, sem perder de vista que, apesar de virtual, determinadas pontes poderão/deverão ser construídas para que a Construção Coletiva se concretize, objetivando a formação de uma CTAR que não seja apenas virtual e abstrata.

Preste atenção às funcionalidades que a plataforma oferece:

  • Postagem de mensagens no Fórum, observando as diferentes opções de destinatários;
  • Comunicação via “mensageiro”, para alguém ou para um grupo;
  • Formas de postar anexos, imagens, vídeos e outros recursos;
  • Modos de utilizar a citação/referência, evitando o plágio; (tanto de citações textuais, quanto de imagens, vídeos em relação à fontes);

Como atividade deste Tópico, propomos que VOCÊ pesquise no Banco Digital de Monografias e compartilhe sua escolha no fórum título, autor e resumo de um TCC que tenha relação com sua realidade e/ou com alguma questão que lhe interessa.

Informamos que fizemos uma distribuição dos cursistas em turmas levando em consideração aspectos da territorialidade e do segmento de atuação e/ou por temática de inscrição. Lembramos que tal distribuição é provisória e que desafiamos a cada um pensar a forma (individual ou coletiva) e a temática do seu Projeto de Intervenção Local (Trabalho de Conclusão de Curso-TCC). VOCÊ terá até o final do Módulo II para realizar estas escolhas. As dúvidas poderão ser compartilhadas com seu tutor ou sua tutora e poderão ser conversadas com a Coordenação no I Encontro Presencial, dia 1º de novembro.

Neste Módulo, VOCÊ será avaliado com base em sua participação, efetiva, nos Tópicos 1, 2 e 3 do Fórum de discussão, evidenciando o estudo dos textos básicos, visionamentos propostos e a contribuição para a construção do conhecimento e de aprendizagens relacionados aos temas em discussão. Integra a avaliação deste Módulo I sua participação em nosso 1º Encontro Presencial.

 

Avaliação do Módulo I:

Tópico 1 – Auto-apresentação e criação de vínculos de compromisso na construção da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA) – 2,5 pontos

Tópico 2 – Construção Coletiva e Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA) – 2,5 pontos

Tópico 3 – Ambientação e navegação na ferramenta Moodle e demais – 2,5 pontos

Participação no I Encontro Presencial – 2,5 pontos

 

Nós, Professores do Módulo I desejamo-lhe e a todos(as) um prazeroso trabalho no seu processo de aprendizagem! 

Edemir Jose Pulita,  Elaine F. Chagas Cáceres Vitor,  Elizabeth Danziato Rego,  Maria Luiza Pinho Pereira.

 

TEXTOS BÁSICOS DO MÓDULO I:

 

AttachmentTamanho
A_CONSTRUCAO_COLETIVA.pdf13.57 KB
orientacoes_para_EAD.pdf375.14 KB
LivroCTAR2a.Edicao-final.pdf15.79 MB
percurso.png137.55 KB
guia_navegação_III_Curso.pps5.81 MB