- Quem Somos
- Fóruns de EJA
- Temas da EJA
- Segmentos
- Multimídia
- Áudio
- Audiovisual
- Boletins
- Calendário Histórico
- Coleção Educação Para Todos
- Documentos
- Eventos
- Fóruns Mundiais
- Galeria de imagens
- Homenagens Póstumas
- Juventude e Integração Sul-Americana
- Livros
- Mapa do analfabetismo
- Notícias
- Palestras
- Pesquisas
- Produções Acadêmicas
- Proyecto BEPA
- Publicações Eletrônicas
- RE-FLETIR
- Relatórios Técnicos
- Reportagens
- Tema
- Textos
- Encontros
- Paulo Freire
- Cursos
Módulo I – Concepção de Educação a Distância- EAD em Comunidade de Trabalho-Aprendizagem em Rede (CTAR), Ferramenta Moodle, Portais, BDM e Google Docs
EMENTA: Construção coletiva de conhecimento e Aprendizagem colaborativa. Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede na Diversidade – CTARD. Possibilidades e limites da Ferramenta de gerenciamento de curso online Moodle. Possibilidades e limites de acervo virtual multimídia e interatividade com movimentos sociais em Portais.
PROFESSORES: Edemir Jose Pulita, Elaine F. Chagas Cáceres Vitor, Elizabeth Danziato Rego, Maria Luiza Pinho Pereira.
PERÍODO: de 18 de outubro a 09 de novembro de 2014 - Créditos: 02
Estimado(a) Cursista,
Seja bem-vindo a este espaço de construção de nossa aprendizagem na Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em rede em Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT).
Desejamo-lhe e a todos(as) um prazeroso trabalho no seu processo de aprendizagem!
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA O MÓDULO 1
Estimado(a) Cursista,
Este Módulo I abre espaço para o estabelecimento de diálogos entre você, seus colegas e nós, professores e tutores responsáveis pela condução deste Módulo. Destacamos, para o nosso debate, os conceitos básicos que fundamentam o Per-Curso que estamos iniciando. Ou seja, para além de mais um curso “conteudista”, VOCÊ está convidado(a) a percorrer conosco um caminho, a vivenciar um processo de aprendizagem colaborativa auto-co-ecoformativo, no qual o eixo integrador é o Projeto de Intervenção Local (PIL), constituindo uma Comunidade de Aprendizagem e Trabalho em EJA (CTAREJA).
Observe que estaremos nos comunicando e interagindo neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do dia 18 até nosso 1º Encontro Presencial no próximo dia 1º de novembro (sábado), que integra este Módulo I, e depois retornamos até a conclusão deste Módulo I no dia 09 de novembro.
Propomos que VOCÊ se desafie a compreender, questionar e estabelecer relações, tendo em vista a reflexão e a prática da Construção Coletiva do conhecimento, da aprendizagem colaborativa e da formação de uma Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede, referenciada em "Outra Educação a Distância é possível".
Estaremos atentos à discussão sobre educação a distância, sobre o uso pedagógico do Ambiente de Virtual de Aprendizagem (AVA) deste III Curso (Moodle versão 2.7 e Portais), bem como, sobre demais questões que tratem da apropriação da tecnologia à serviço da aprendizagem. Nesse sentido, recomendamos o estudo do texto e da animação, a seguir:
- Orientações gerais para o estudante a distância.
- Guia de navegação no ambiente.
Este Módulo I contemplará três eixos de reflexão:
1 – Auto-apresentação e criação de vínculos de compromisso na construção da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA).
2- Reflexões teórico/conceituais, tendo como referência seus conhecimentos prévios, bem como o estudo dos textos recomendados.
3- Orientações Específicas, tendo a finalidade de orientar o seu trajeto no curso.
Nossa interação se realizará, prioritariamente, no Fórum de Discussão no qual VOCÊ vai postar suas contribuições e interagir, trocar saberes, criar laços! Abriremos, neste Fórum, três tópicos específicos cuja sequência proposta mantém a complementaridade entre eles, cada um com uma finalidade, sendo:
Tópico 1 - Auto-apresentação e criação de vínculos de compromisso na construção da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA)
Para iniciar nossa caminhada, sob o princípio da escolha como ato de consciência próprio da espécie humana, convidamos VOCÊ a se apresentar, socializando informações sobre sua vida (a seu critério), sobre sua escolha pelo magistério e pela Educação de Jovens e Adultos.
Após esta socialização, relate os motivos da sua escolha por esta Especialização, relacionando seu interesse com as temáticas: Educação, Diversidade, Cidadania, Mundo do Trabalho e Educação de Jovens e Adultos.
Compartilhe, caso possua, suas experiências anteriores em relação a Educação a Distância. Para finalizar, pedimos que VOCÊ cite características de: (a) um curso a distância; (b) um tutor ou uma tutora a distância; (c) um estudante a distância.
Propomos o visionamento dos três vídeos :
Vídeo “Tecnologia ou Metodologia” (Acesso em 16 de outubro de 2014.)
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4
Video “Do macrocosmo ao microcosmo Fonte: http://forumeja.org.br/macroaomicro
Video “A Canção dos homens” Fonte: http://forumeja.org.br/node/858
Aprenda a organizar seu tempo para que possa se dedicar plenamente à realização das atividades deste Tópico I, pois, proporcionará fecunda experiência de integração na sua turma, conhecendo e interagindo com seus colegas!
Tópico 2 - Construção Coletiva e Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA).
Leia o Prefácio do livro “Educação Superior a Distância – Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede” (p. 11 – 16) e escolha/selecione, segundo seus interesses, um dos capítulos apresentados para realizar um estudo.
Justifique sua escolha em até 10 linhas e poste no Fórum deste tópico. Faça uma pesquisa na internet e acrescente a esta reflexão outros recursos/linguagens que as mídias comunicacionais digitais nos proporcionam, relacionadas à sua reflexão: poesias, charges, reportagens, imagens fixas, audiovisuais, sítios/sites, blogs, músicas, artigos, referências e outras. Caso tenha dúvidas, pergunte aos colegas ou a(o) tutor(a). Caso conheça tutoriais e/ou macetes, divulgue para os demais cursistas.
Após esta atividade, seguindo o princípio da construção coletiva do conhecimento, proposta pela comunidade de trabalho e aprendizagem em rede que formamos a partir de agora, comente as reflexões de seus companheiros e companheiras de turma.
Propomos o visionamento do vídeo construído com autoria coletiva de estudantes de EJA e professores do segundo segmento do Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia-DF na pesquisa-ação do PROEJA-Transiarte da Faculdade de Educação da UnB/OBEDUC-CAPES.
Vídeo: “História escrita, história vivida – Proeja”
https://www.youtube.com/watch?v=LvDNGidlE-M
Tópico 3 - Ambientação e navegação na ferramenta Moodle e demais.
Utilizaremos neste curso uma série de dispositivos para contribuir na nossa formAÇÃO. Durante este PER-curso, precisamos compreender determinadas funções e lógicas de funcionamento inerentes à comunicação digital. Para tanto, convidamos VOCÊ a relembrar, conhecer e/ou praticar estas funcionalidades técnicas, sem perder de vista que, apesar de virtual, determinadas pontes poderão/deverão ser construídas para que a Construção Coletiva se concretize, objetivando a formação de uma CTAR que não seja apenas virtual e abstrata.
Preste atenção às funcionalidades que a plataforma oferece:
- Postagem de mensagens no Fórum, observando as diferentes opções de destinatários;
- Comunicação via “mensageiro”, para alguém ou para um grupo;
- Formas de postar anexos, imagens, vídeos e outros recursos;
- Modos de utilizar a citação/referência, evitando o plágio; (tanto de citações textuais, quanto de imagens, vídeos em relação à fontes);
Como atividade deste Tópico, propomos que VOCÊ pesquise no Banco Digital de Monografias e compartilhe sua escolha no fórum título, autor e resumo de um TCC que tenha relação com sua realidade e/ou com alguma questão que lhe interessa.
Informamos que fizemos uma distribuição dos cursistas em turmas levando em consideração aspectos da territorialidade e do segmento de atuação e/ou por temática de inscrição. Lembramos que tal distribuição é provisória e que desafiamos a cada um pensar a forma (individual ou coletiva) e a temática do seu Projeto de Intervenção Local (Trabalho de Conclusão de Curso-TCC). VOCÊ terá até o final do Módulo II para realizar estas escolhas. As dúvidas poderão ser compartilhadas com seu tutor ou sua tutora e poderão ser conversadas com a Coordenação no I Encontro Presencial, dia 1º de novembro.
Neste Módulo, VOCÊ será avaliado com base em sua participação, efetiva, nos Tópicos 1, 2 e 3 do Fórum de discussão, evidenciando o estudo dos textos básicos, visionamentos propostos e a contribuição para a construção do conhecimento e de aprendizagens relacionados aos temas em discussão. Integra a avaliação deste Módulo I sua participação em nosso 1º Encontro Presencial.
Avaliação do Módulo I:
Tópico 1 – Auto-apresentação e criação de vínculos de compromisso na construção da Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA) – 2,5 pontos
Tópico 2 – Construção Coletiva e Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede em EJA (CTAREJA) – 2,5 pontos
Tópico 3 – Ambientação e navegação na ferramenta Moodle e demais – 2,5 pontos
Participação no I Encontro Presencial – 2,5 pontos
Nós, Professores do Módulo I desejamo-lhe e a todos(as) um prazeroso trabalho no seu processo de aprendizagem!
Edemir Jose Pulita, Elaine F. Chagas Cáceres Vitor, Elizabeth Danziato Rego, Maria Luiza Pinho Pereira.
TEXTOS BÁSICOS DO MÓDULO I:
Attachment | Tamanho |
---|---|
A_CONSTRUCAO_COLETIVA.pdf | 13.57 KB |
orientacoes_para_EAD.pdf | 375.14 KB |
LivroCTAR2a.Edicao-final.pdf | 15.79 MB |
percurso.png | 137.55 KB |
guia_navegação_III_Curso.pps | 5.81 MB |