Moção de Apoio à Formação de Educadores com conhecimentos específicos em EJA
Moção de Apoio à Formação de Educadores com conhecimentos específicos em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na graduação em Pedagogia e nas demais licenciaturas ofertadas pelas Universidades do Estado do Paraná.
Considerando que:
1. todos os municípios do Paraná que tem demanda por escolarização de jovens, adultos e idosos estão sendo atendidos pela Rede Pública Estadual de Educação e pelas Redes Municipais de Educação;
2. temos, neste ano, na rede pública estadual 376 escolas de EJA e mais de duas mil turmas de Ação Pedagógica Descentralizada – APED;
3. nas redes públicas municipais de educação do Paraná, quase 100% dos municípios apresentaram propostas de programa próprio de EJA para os anos iniciais do ensino fundamental e que demandam, tanto pedagogo quanto professor para esta etapa de escolarização;
4. se faz urgente a formação de professores licenciados para a atuação na escolarização, particularmente a pós-alfabetização de jovens e adultos na perspectiva da continuidade dos estudos;
5. a SEED/PR fez concurso público para professor-pedagogo, buscando garantir que em todas as escolas, sejam elas de ensino regular ou de EJA, este profissional faça parte da equipe;
6. na escolarização do público da EJA deve-se contemplar ações pedagógicas específicas, que levem em consideração o perfil dos educandos trabalhadores jovens, adultos e idosos que não obtiveram escolarização ou não deram continuidade aos seus estudos por fatores, na maioria das vezes alheios a sua vontade;
7. a caracterização de Martha Kohl de Oliveira, no texto “Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem”, do público jovem, adulto e idoso exige, sem dúvida, reflexões e saberes vinculados à formação inicial de quem atuará em escolas com este público:
a) a condição dos jovens e adultos como “não crianças”;
b) a condição dos jovens e adultos como excluídos da escola;
c) a condição desses jovens e adultos como membros de determinados grupos culturais.
8. é fundamental a discussão, com propriedade, das especificidades dos sujeitos da aprendizagem da EJA, sua história e condição sócio-econômica, sua posição nas relações de poder, sua diversidade étnico-racial, cultural, geracional, entre outras especificidades;
9. o aumento substancial de investimentos em políticas públicas que privilegiam a continuidade dos estudos e a educação profissional dos educandos de EJA.
O Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos conclama as Universidades do Estado do Paraná a inserirem ou manterem em seus currículos, disciplinas específicas (próprias) que contemplem conhecimentos fundamentais à reflexão sobre a constituição dos educandos da EJA como sujeitos da ação educativa.