Relatório das Plenárias 14/05/08
MEMÓRIA DA REUNIÃO PLENÁRIA
|
Data: 14/05/08 das 9h30min as 16h30min
Local: Salão Nobre da APP Sindicato – Edifício ASA, Curitiba/PR
|
Pauta
|
Apresentou-se a seguinte pauta para a Plenária:
· Informes
· Encaminhamentos da Preparatória Regional em Florianópolis.
· Encontro Preparatório Nacional, dias 28, 29 e 30 de maio.
· Secretaria executiva: composição e atribuições.
· Formação do Fórum Regional em Jacarezinho
Acrescemos a pauta:
o A Rede de Educação para a Diversidade (Rede)
o Proposta do SESI/PR para Educação a distância de EJA
|
Próximas reuniões da Plenária e proposta de Pauta
|
Dia 12/06/08 (das 09:00 às 17:00) – Local a combinar – Pontos de Pauta:
1º. Convite dos professores das universidades do PR para debater a “Rede”.
2º. Convite gerência de educação do PR e o Conselho Estadual de Educação para debater a Proposta de EAD do SESI Paraná.
Dia 10/07/08 (das 09:00 às 17:00) – Local Secretaria de Estado da Educação – Pontos de Pauta:
1º. Convite ao Conselho Estadual da Educação do PR e a Chefe do Departamento da Diversidade da SEED para debater a Política de EJA da SEED/PR
2º. Convite a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da SEED/PR e ao coordenador do Grupo de Pesquisa PROEJA para debater a PROEJA
3º. Definição de delegados para o X ENEJA/RJ
|
PARTICIPANTES
|
||
NOME
|
INSTITUIÇÃO
|
E-MAIL / TELEFONE
|
1. Silvonei
|
SME Curitiba
|
|
2. Edmilson Feliciano Leite
|
APP Sindicato Curitiba
|
(41) 3026-9843
|
3. Hercília Kuhn Henneberg
|
SME Ponta Grossa
|
(42) 3220-1261
|
4. Raquel
|
SME Ponta Grossa
|
|
5. Marleide Rodrigues da Silva Perrude
|
UEL
|
|
6. Janeslei Aparecida Albuquerque
|
APP Sindicato Curitiba
|
|
7. Maria José Bogo
|
Instituto Cultural Beneficente Caoré
|
(41) 3329-6723
|
8. Wagner R. do Amaral
|
Paraná Alfabetizado
|
|
9. Neura Maria Weber Maron
|
UTFPR PROEJA Curitiba
|
|
10. Rosangela Gonçalves de Oliveira
|
UTFPR PROEJA Curitiba
|
|
11. Roseane de Araújo Silva
|
SEED/EJA e UTFPR
|
(41) 3340-1731 / 9605-6756
|
Assuntos tratados
|
Abertura da Plenária
∞. Acolhida da APP Sindicato, anfitriã desta Plenária e apresentação do grupo presente;
Informes:
Instituto Cultural Beneficente Caoré (Maria José)
∞. Divulgação do curso Pré-vestibular e ENEM Caroé para estudantes de baixa renda e chamamento para professores voluntários de Geografia e Biologia.
APP Sindicato (Edmilson)
∞. Acontece nesta semana o ato dos estudantes secundaristas pela liberação do passe escolar.
∞. Acontece nesta semana Ato da agricultura familiar em protesto a privatização da produção dos fertilizantes.
∞. 05 a 07 de junho acontece em Foz do Iguaçu o Fórum da Tríplice Fronteira.
Paraná Alfabetizado (Wagner)
∞. Divulgação da Caravana da Alfabetização o projeto foi lançado na Escola de Governo dia 06/05/2008. O projeto regionalizado que objetiva mobilizar lideranças locais firmando coletivamente um pacto pró-alfabetização e passará pelos municípios de regiões pré-definidas. O projeto a princípio se associará ao Projeto FERA e a UPES. Wagner traz a possibilidade da adesão do Fórum como parceiro efetivo na Caravana.
∞. Dia 03 de junho em Londrina acontecerá a mobilização do Paraná Alfabetizado.
APP Sindicato (Janeslei)
∞. Destaca que um dos objetivos do Fórum da Tríplice Fronteira é um alerta pela soberania dos países que a formam e mostrar que todos tem capacidade e competência de administrar as questões de Estado para que os USA não assumam a fronteira a força. Ela traz o informe de ativação da 4ª Tropa dos USA. Lembra que subliminarmente há um movimento de domínio dos espaços físicos (países) que tenha fontes de água, biodiversidade e petróleo. Com a bandeira da meritocracia (uns merecem viver bem outros tem de morrer para que isso aconteça) a lógica usada nos meios de comunicação televisivos principalmente.
∞. A professora Janeslei também trouxe uma cópia do texto “O butim do sistema S” (na seqüência desta memória) de Luiz Antonio Cintra e Colaborou André Siqueira que fala sobre as verbas oriundas de impostos compulsório repassada para o Sistema S.
∞. Propôs que para próxima plenária a pauta principal seja o debate e aprofundamento da Educação de Adultos a Distancia do SESI/PR.
Grupo de Pesquisa PROEJA (Rosangela e Neura)
∞. Breve relato do formato de formação dos professores da rede estadual no PROEJA que teve seu início no mês de abril em Faxinal do Céu e que terá todo o suporte teórico do grupo de pesquisa interinstitucional coordenado pela UTFPR na pessoa do Prof. Dr. Domingos.
SME Curitiba (Silvonei)
∞. Divulgou a Conferência GLDT nos dias 16,17,18 na FESP.
Relato da Preparatória Estadual e Regional
∞. Os delegados homologados presentes fizeram uma breve memória do preparatório estadual para a VICONFINTEA. A memória desse encontro encontra-se no portal, endereço eletrônico no rodapé deste documento, bem como os textos e apresentações produzidos no referido encontro.
∞. Relataram sobre os trabalhos em Santa Catarina na preparatória regional. Neste momento os delegados Edmilson, Rosangela e Roseane contaram aos presentes as dificuldades enfrentadas, principalmente para garantir que o objetivo primeiro de sua vigem fosse cumprido.
O Documento Base foi profunda e minuciosamente debatido, os estados do RS e PR fizeram alterações no texto quase sempre de maneira complementar. O texto fina está encontra-se no portal, endereço eletrônico no rodapé deste documento.
∞. O prof. Wagner lembrou que uma das tarefas dos delegados que vão para a nacional é de tentar garantir vagas para os representantes dos fóruns (pelo menos 1 por região para além da vaga do representante nacional).
Pediu também ao Fórum que produzisse e encaminhasse a SECAD / MEC um pedido de vagas ociosas (2 na região sul) para os representantes homologados na estadual e presentes na regional.
Fórum Regional Norte Pioneiro de EJA
∞. Pactuou-se a presença e o compromisso dos representantes do Fórum na primeira reunião plenária. O objetivo é a memória e a trajetória desse espaço democrático de proposição de políticas de EJA e a apresentação da carta de princípios
Rede Nacional de Formação
∞. A Rede de Educação para a Diversidade (Rede): é um grupo permanente de instituições de ensino superior dedicado à formação inicial e continuada de profissionais de educação. O objetivo é disseminar e desenvolver metodologias educacionais para a inserção dos temas da diversidade no cotidiano das salas de aula.Rede de assessores do MEC; fonte http://portal.mec.gov.br
∞. O prof. Wagner lembra que sua formação tem origem nos Seminários de Formação (BH e GO) do segmento universidade e que o edital lançado pelo MEC prevê o trabalho de formação a distância.
∞. Lembrou que Brasil Alfabetizado é de terceirização da formação.
∞. Outra ressalva é que a proposta não passa pela discussão dos fóruns.
∞. As perguntas que ficam são: Quais são as informações dos Fóruns a respeito da “Rede”? Qual o papel dos Fóruns nesse espaço?
Encaminhamentos
∞. Escrever e encaminhar texto convite para o SESI e o Conselho Estadual. Assunto: discutir, aprofundar e debater a possibilidades de EAD em EJA e a proposta do SESI.
∞. Protocolar na Secretaria de Estado da Educação e no Conselho Estadual de Educação a Moção redigida em plenária acompanhada de um ofício explicando esse ato e convidando ambas as instituições para debate público e aberto na próxima Penaria.
∞. Escrever e encaminhar ofício solicitando os nomes dos professores das universidades públicas do Paraná que estavam presentes em abril de 2008 na reunião da Rede com a SECAD / MEC na pessoa da professora Maria Aparecida Zanette chefe da EJA / MEC.
∞. Escrever e encaminhar pedido a Comissão Nacional de 3 vagas: para o delegado homologado Wagner R. do Amaral, ausente na regional, e os suplentes e observadores Profª Iria e Prof. Júlio.
∞. Postar na página dos fóruns as perguntas: Quais são as informações dos Fóruns a respeito da “Rede”? Qual o papel dos Fóruns nesse espaço?
|
Secretaria Executiva do Fórum Paranaense de EJA
Rho Gonçalves
Representante do Fórum
Edmilson F. Leite
Carta Capital 13/05/2008 11:44:01
Para visualizar clique em:
Folder XXVIII 2008
Cartaz
Ficha de inscrição
O butiquim do Sitema S