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Metodologia de construção do texto coletivo do Encontro de Alunos da EJA Rio

As escolas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (EJA Rio) realiza anualmente a construção de um texto coletivo que no “Encontro de Alunos

O processo de construção desse texto coletivo acontece da seguinte forma:

1)No início do ano a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA) envia para as escolas um tema para promover uma articulação do trabalho a ser desenvolvido.

 2) A GEJA oferece para as escolas materiais para  subsidiar o trabalho sobre a temática proposta. Esse apoio político pedagógico ocorre também por meio de reuniões e encontros de estudos que acontecem ao longo do ano. Nesse contexto são realizadas oficiinas nas quais os Professores Orientadores, Coordenadores Pedagógicos das escolas e profissionais das CRE utilizam a metodologia de construção do “Discurso do Sujeito Coletivo” (Lefévre) na produção de textos.

3)Durante o ano as escolas desenvolvem o tema com toda a comunidade escolar.

4)Próximo ao dia do “Encontro de Alunos da EJA Rio” cada escola, utilizando metodologia de construção do “Discurso do Sujeito Coletivo”, constrói um texto de uma página. Em cada CRE é realizada uma reunião dos alunos  representantes das escolas do território para que esses, a partir é produzido pelas, construa o texto coletivo regional. Com base nessa metodologia á produzido o texto coletivo final que é apresentado “Encontro de Alunos da EJA Rio”.

Essa proposta nasce da decisão de termos no Encontro de Alunos a síntese do trabalho realizado nas escolas sem a necessidade de realizarmos uma seleção das produções dos alunos, evitando a competição entre eles. Desta forma buscamos manter a coerência entre a prática adotada na EJA, os pressupostos teóricos e os compromissos ético-políticos que fundamentam essa modalidade. Assim, o texto que representa a produção dos alunos é algo que pertence a todos e não apenas a alguns. Com isso todos se fortalecem porque o grupo percebe que, a partir da cooperação, consegue produzir algo maior que a soma do que cada um produz individualmente.

 “O efeito do trabalho combinado não poderia ser produzido pelo trabalho individual, e só o seria em um tempo muito mais longo ou numa escala muito reduzida. Não se trata aqui da elevação da força individual através da cooperação, mas da criação de uma força produtiva nova, a saber, a força coletiva”. (Marx, 2006, p. 379) (grifo nosso).

 

Desta forma o texto coletivo é um produto que revela ser o efeito da EJA RIO maior que a soma das partes que a compõe.