Manifesto em defesa da EJA 100% Presencial
O Fórum Paranaense de EJA (Educação de Jovens e Adultos) vem a público manifestar sua total contrariedade à implantação da EAD (Educação à Distância) pelo governo de Ratinho Jr. nos CEEBJAs (Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos) do Paraná, por entender que esta oferta desconsidera a diversidade de trajetórias de vida escolar dos/as estudantes desta modalidade da educação básica e se configura como uma prática de precarização de estudos e de aligeiramento de certificações.
O Fórum reafirma sua concepção ampla da Educação de Jovens e Adultos como direito social inalienável e fundamental para o exercício da cidadania, que somente pode ser assegurado por meio da educação 100% presencial, pois entende que a Educação de Jovens e Adultos refere-se não apenas a uma questão etária, mas à condição de classe e de identidade. São homens e mulheres, trabalhadores/as empregados/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; filhos/as, pais e mães; moradores/as de periferias urbanas, favelas e vilas, campesinos/as, povos originários, dentre outros, que necessitam de atendimento a suas especificidades.
Ao defender a EJA 100% presencial, o Fórum se posiciona pela superação do caráter de suplência que marcou e continua marcando a história da escolarização das pessoas jovens, adultas e idosas no Brasil, como é o caso da EaD, e luta, amparado em Freire (2001), pela construção de uma EJA como ação político-pedagógica que se desenvolva ao longo da vida dos sujeitos, tomando as suas práticas sociais como objeto de estudo, "visando a sua emancipação humana" e, consequentemente, à "apropriação dos bens materiais e imateriais historicamente produzidos pela humanidade” pelo desejo de melhorar de vida ou por exigências ligadas ao mercado de trabalho, mas como condição para a construção de sua emancipação.
O Fórum conclama a todos/as os/as profissionais atuantes na EJA para que orientem seus/suas estudantes e a todos/as que desejam ingressar nos CEEBJAs a que façam suas rematrículas ou matrículas na organização de oferta de aulas 100% presenciais.
#diganãoàejaead
Referência:
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.