O Movimento Popular do Paranoá juntamente com a Escola de Extensão da Universidade de Brasília convidam você para participar do:
Minicurso: Literatura de Cordel na EJA
Prof. Guilherme Queiroz de Macedo
Local: CEDEP/Paranóa/ Quadra 09 - perto do Banco do Brasil
Data: 20 e 27 de maio - sábado
Horário: 14 às 18 horas
As inscriçoes serão feitas no local do evento
Contatos:
Guilherme - 8132 4765
Julieta 9629 2949
"Pegue uma esferiográfica
ou mesmo um grafite preto
e imagine uma história
na forma de poemeto
vá preenchendo o papel
por fim terá um cordel,
um romance, ou um folheto." (Manoel Monteiro)
Oficina do Almanaque Aluá
![]() |
Oficina do Almanaque Aluá, realizada no dia 12 de agosto de 2006, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB. O evento ocorrido foi fruto de uma parceria do GTPA - Fórum EJA/DF com o SAPÉ – Serviço de Apoio à Pesquisa em Educação/RJ e a SECAD/MEC - Secretaria Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Diversidade. Na ocasião, os professores Alexandre Aguiar e Maria do Socorro Calháu, integrantes do SAPÉ, apresentaram as propostas do Almanaque Aluá e discutiram, junto com os participantes, o seu papel pedagógico e possibilidades de uso. Nesse momento, é importante que os participantes da oficina possam utilizar NOSSO sítio do para fazer a avaliação do encontro, relatando as impressões e os aprendizados vivenciados coletivamente. Visite o espaço de discussão do Almanaque Aluá e participe! Para visualizar mais fotos do encontro, acesse o Acervo Virtual Multimídia e entre em Galeria de Imagens.
GENPEX - EDUCAÇÃO POPULAR - FE - UnB convida...
CONVERSA COM PROFESSOR LEONCIO SOARES*
Doutor em Educação de Jovens e Adultos da UFMG
Data: 17 de maio, quarta-feira
Local: Sala de reuniões da Direção da FE
Horário: 10:15h às 12h
Tema: O INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O CASO DA UFMG – FÓRUM MINEIRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Estaremos esperando por você.
Um forte e carinhoso abraço,
GENPEX - Mantendo a caminhada
Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Históricos Culturais (GENPEX)
Estamos novamente convidando vocês para participarem de nosso:
Círculo de Debates: Afetividade, Sexualidade e Terapia Comunitária
Dia: 18/11/2006 - Sábado
Hora: 15 horas
Local: Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ/UnB - Ceilândia Centro
Participe! Sua presença em nosso debate é muito importante!
Abraços,
Equipe do Círculo de Debates
Portal dos Fóruns Estaduais e Distrital de EJA do BRASIL – www.forumeja.org.br
Encontro entre países irmãos
O Ministério da Educação do Brasil, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, representado pela Agência Brasileira de Cooperação e a UNESCO, promoveu nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2006 a primeira Oficina de trabalho com a temática da Educação de Jovens e Adultos com os países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, objetivando discutir a Cooperação Sul - Sul sobre o conteúdo já mencionado.
No dia 17/08/06, 5ª feira, às 9:50 da manhã, os representantes dos países de Língua Portuguesa foram para uma visita ao Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia –CEPAFRE, acompanhados por Cláudia Veloso Torres Guimarães e Adriana Pinto Rodrigues representantes do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SECAD/MEC a fim de discutirem assuntos relacionados à Educação de Jovens e Adultos.
Neste evento, contamos com a participação de 70 pessoas, alfabetizadores; alfabetizandos; alfabetizados de várias cidades do DF; estudantes de pedagogia da UnB, UEG, IMESB; Faculdade da Terra; Fac Brasília; GTPA – Fórum EJA/DF; CEPAC’s - Sobradinho; Pra Lapidar – São Sebastião; Círculo Operário do Cruzeiro; CAREMAS - Recanto das Emas, Grupo de Alfabetização e Cultura de Samambaia - GACS; Faculdade de Educação e Decanato de Extensão da UnB; Sindicato dos Professores do DF – SINPRO/DF, entre outros.
A educadora Maria Madalena Torres dirigiu palavras de boas vindas a todos e pediu que os representantes dos países irmãos se apresentassem, a começar pelos representantes dos países da África. A Senhora Luísa Maria Alves Grilo e Alberto da Conceição Baltazar Sobrinho falaram por Angola. Florêncio Mendes Varela e José Teixeira falaram por Cabo Verde; Armando Nobá representou Guiné-Bissau; Ernesto Muianga e Fernando Tembe falaram por Moçambique. A senhora Filomena Soares e Jerônimo Feliz falaram pelo Timor Leste, país do continente asiático. O Presidente do CEPAFRE, Osmar de Oliveira Aguiar e o Coordenador Francijairo Ananias do GTPA-Fórum EJA/DF também se apresentaram.
Na segunda rodada, os representantes de cada país irmão, apresentaram seus sistemas de Educação de Jovens e Adultos e um breve histórico de seus países em 10 minutos, o mesmo foi feito por Osmar e Francijairo que apresentaram o histórico do CEPAFRE e do GTPA - Fórum EJA/DF.
Após as apresentações foi aberta uma sessão de perguntas. As questões abordadas giraram em torno da independência desses países na década de 70, da língua materna e língua portuguesa, da educação, da tecnologia e de possíveis intercâmbios entre educadores brasileiros e educadores dos países irmãos. Armando Nobá, que conviveu com Paulo Freire em Guiné-Bissau dirigiu uma questão a Osmar sobre o tempo dedicado à matemática nos Círculos de Cultura. Osmar esclareceu com precisão.
Ao meio dia, Osmar e Francijairo entregaram uma pasta contendo um kit com o jornal do GTPA-Fórum EJA/DF; o histórico do CEPAFRE; a última fala de Paulo Freire em Ceilândia (30/08/96) e uma fita de vídeo referente ao VII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – ENEJA e 5º Encontro Nacional do MOVA-BRASIL, realizados em Brasília em 2005.
Às 12:20h, Osmar fez o encerramento agradecendo a participação de todos e convidando-os para participarem do VIII ENEJA que realizar-se-á nos dias 30 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2006, em Recife-PE.
Maria Madalena Torres
| Anexo | Tamanho |
|---|---|
| Folder - Cinepopular 2006.doc | 1.52 MB |
Aconteceu no dia 17 de novembro de 2008, às 10h, o Projeto Consciência Negra no Centro de Ensino Médio - 03 da Ceilândia, contando com a participação do rapper GOG e do Observatório da Juventude da UnB.
Houveram exposições e apresentações cênicas no dia 19. E finalizando os trabalhos do projeto no 4º bimestre, houve no dia 20, uma festa com a presença do grupo de rap Conexão Fatal, da Expansão do Setor "O".