O projeto Afoxé (palavra que remete à advinhação, à predição do futuro, profecia ou ainda a força viva da negritude), é uma iniciativa do Centro de Educação Popular de São Sebastião (CEPSS), em convênio com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), que traz como principal proposta a formação de jovens e adolescentes por meio da realização de uma série de oficinas culturais e educativas, sugeridas pela própria ONG ou em parceria com entidades locais. O projeto se direciona à toda a comunidade, em especial aos jovens de famílias de baixa renda e/ou àqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Aperfeiçoar metodologias, sistematizar concepções, processos e estratégias junto à juventude afro-descendente, descobrir e traçar meios de erradicar o processo de exclusão social, fomentar e acompanhar ativamente a discussão da Lei 10.639/2003, além de concorrer amplamente para a plena produção do conhecimento no âmbito individual e coletivo. Enfim, criar, assim, com a palavra Afoxé, um espaço da força viva da negritude de São Sebastião.
Para mais informações sobre essas e outras ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Popular de São Sebastião acesse o endereço: www.cepss.org.br