Ementa: Educação como direito fundamental, Educação na diversidade e as diferentes populações, Educação na diversidade e os temas da diversidade.
ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DO MÓDULO II
Estimado(a) Professor (a) Aluno (a),
Nosso módulo aborda a situação da Educação e Aprendizagem de Jovens e Adultos e a diversidade brasileira, em suas concepções, diagnóstico, princípios e desafios - "A diversidade transformada em desigualdade tem assumido um duro papel para a cidadania em toda a história brasileira"(VI CONFINTEA p.15)
A atividade avaliativa corresponde à sua participação efetiva na construção coletiva do conhecimento a ser gerado no Fórum Educação na Diversidade e Cidadania (40 pontos), a partir da sua contribuição individual (60 pontos) e dos demais colegas com a mediação dos professores mediadores, conforme o que se segue:
1. Leitura do texto de autoria coletiva Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA "Brasil: Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao longo da vida", apresentado pelo governo brasileiro na Conferência Latino-americana e do Caribe, no México, em setembro/2008;
2. Visionamento do vídeo "O Povo Brasileiro", baseado na obra de Darcy Ribeiro, a partir das matrizes Tupi, Lusa e Afro;
3. Com base na leitura e visionamento, elaborar um texto (10 a 15 linhas), na forma de relato reflexivo sobre experiências significativas constituintes da sua memória educativa, como sujeito aprendiz em relação à sua identidade como brasileiro(a) na diversidade. Postar e debater seu texto no Tópico 1 do referido Fórum (30 pontos);
4. Com base na leitura e visionamento, elaborar um texto (10 a 15 linhas), compartilhando possíveis experiências de suas práticas pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos-EJA na diversidade, estabelecendo relação com o seu Pré-Projeto de Intervenção Local -PIL. Postar e debater seu texto no Tópico 2 do referido Fórum (30 pontos).
Para seu aprofundamento e consultas opcionais, sugerimos uma bibliografia complementar e sítios selecionados, aos quais poderão ser acrescentadas suas indicações.
Professores Ana Paz, Leila, Maria Luiza, Renato e Tutores(as).
Bibliografia:
BRASIL/MEC. Curso Educação na Diversidade. CDROM Disco 01, c2006.
BRASIL/MEC/SECAD-UNESCO. BRASIL/
CARVALHO,Edgar de A. Enigmas da cultura. SP:Cortez,2003.-(Coleção Questões da Nossa Época;v.99)FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 20ed.Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1987.Pedagogia da Esperança - um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1992.
GALVANI,Pascal.A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. In Educação e Transdisciplinaridade,II/coordenação executiva do CETRANS.-São Paulo:TRIOM,2002.LEONARDI, Victor. Os navegantes e o sonho – Presença do Oriente na História do Brasil. Brasília:Paralelo 15, 2005.LÉVY, Pierre.A inteligência coletiva -por uma antropologia do ciberespaço;tradução: Luiz Paulo Rounet. São Paulo: Ed. Loyola 1998.
PEARCE, J.C. O fim da evolução - reivindicando a nossa inteligência em todo o seu potencial/Tradução de Marta Rosas.SP: Cultrix,2002.
RAMOS, Marise Nogueira et alli (orgs.). Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: MEC, págs.129-137, 2003.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro - a formação e o sentido do Brasil. São Paulo.Companhia das Letras,1995.
SANTOS, Milton.A Natureza do Espaço.Técnica e Tempo/Razão e Emoção.SP:Hucitec,1996._______. Território e Sociedade. SP.ED. Fundação Perseu Abramo,2000.
SANTOS,Mílton.(1926-2001) O país distorcido.o Brasil, a globalização e a cidadania.; organi-zação,apresentação e Notas de Wagner Costa Ribeiro.ensaio de Carlos vValter Porto Goçaíves.-São Paulo:Publifolha,2002.
_______. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro:Ed.Record, 2000.
______. O Brasil.Terrítório e Sociedade no Início do Século XXI.RJ/SP.Record, 2001.
SILVA, Agostinho da. Ensaios sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira. Lisboa.Ânco- ra, 2000. v.1
SOBRINHO, Antônio Fávero. O aluno não é mais aquele! E agora professor?. Tese de Doutorado (em andamento). Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em História. Brasília, 2009.